BEM VINDO

Seja bem-vindo. NIOAQUE NO CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULOS XIX-XXI NA HISTORIA DO MATO GROSSO DO SUL Hoje é

domingo, 19 de julho de 2020

CENTENÁRIO DA VISITA DE DOM AQUINO CORREA À NIOAQUE 1920 - 2020

CUIABÁ - CORUMBA - COXIM - AQUIDAUANA - CAMPO GRANDE - TRES LAGOAS - PARANAIBA - NIOAC - PONTA PORÃ - BELA VISTA - PORTO MURTINHO - LADARIO - CUIABA

CENTENÁRIO  VISITA DOM AQUINO  AOS  MUNICÍPIOS DO SUL DE

 MATO GROSSO 


1920 * 2020



Francisco de Aquino Corrêa 

Presidente do Estado de Mato Grosso




Cuiabá - Corumbá - Coxim - Aquidauana - Campo Grande - Três Lagoas - Paranaíba - Nioaque - Ponta Porã  - Bela Vista - Porto Murtinho - Ladário - Corumbá - Cuiabá 


***


José Vicente Dalmolin 





Resumo Biográfica 


CORRÊA  Aquino 

*religioso; pres. MT 1918-1922. 

 

Francisco de Aquino Corrêa nasceu em Cuiabá no dia 2 de abril de 1885, filho do coronel Antônio Tomás de Aquino Correia e de Maria de Aleluia Gaudie Lei de Aquino Correia. Seu pai foi deputado provincial, gerente da Caixa Econômica, inspetor da Tesouraria Provincial, administrador dos Correios e suplente de juiz federal.  

  

Em 1895 passou a frequentar as aulas do Seminário da Conceição e cinco anos mais tarde inscreveu-se no Liceu Salesiano São Gonçalo. Seu noviciado foi concluído em 1902. Em 1904 seguiu para Roma e deu início aos estudos de filosofia na Academia Santo Tomás de Aquino e de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 1909 foi ordenado sacerdote. Após seu regresso a Cuiabá em 1910, dirigiu o Liceu Salesiano de 1911 a 1914, quando, com apenas 29 anos de idade, foi nomeado bispo titular de Prusíade e auxiliar da arquidiocese de Mato Grosso.  


Em 1917 o Estado de Mato Grosso passou por séria crise política, cujo desfecho foi a decretação da intervenção federal pelo presidente Venceslau Brás (1914-1918), a cargo de Camilo Soares de Moura. Após longos entendimentos, ficou definido entre o presidente da República e os dois maiores partidos políticos locais, o Partido Republicano MatoGrossense (PRMG), dirigido por Pedro Celestino Correia da Costa, e o Partido Republicano Conservador (PRC), liderado pelo senador Antônio Azeredo, que o nome mais indicado para governar o Estado era o de dom Aquino Corrêa  que foi lançado como candidato único. No pleito de novembro de 1917 o acordo foi efetivado, e Mato Grosso passou a ter um bispo como presidente.  


Empossado no dia 22 de janeiro de 1918, à medida que avançava sua administração o líder da igreja católica no Estado ficava menos infenso à dura oposição por parte dos membros do PRC. As manifestações de desagrado com a composição de seu governo estavam patentes na imprensa estadual e nos discursos inflamados do deputado federal Aníbal de Toledo na Câmara dos Deputados. Isso não impediu dom Aquino de concluir seu mandato no dia 22 de janeiro de 1922, quando transmitiu o governo a Pedro Celestino. Antes disso, em 1921, a Santa Sé o nomeou arcebispo de Cuiabá. 


Paralelamente às atividades clericais e ao exercício do governo de Mato Grosso, dom Aquino também atuou intensamente em instituições de caráter não religioso. Foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso em 1919 e do Centro MatoGrossense de Letras em 1921. Em 1926 foi recebido como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e no ano seguinte tomou posse na Academia Brasileira de Letras. 


A capacidade de articulação política, a qualidade de orador experiente e as posições conservadoras no interior da Igreja Católica abriram perspectivas de aproximação com o governo de Getúlio Vargas a partir de 1930. A relação do campo religioso e com o campo político no regime varguista tornou a figura de dom Aquino bastante conhecida nacionalmente. Sua simpatia pelo Estado Novo (1937-1945) ficou patente nos inúmeros discursos proferidos no período, em que abertamente elogiava o estreitamento de relações entre a Igreja e o regime político em vigor. Essa postura o transformou em orador frequentemente solicitado nas solenidades dirigidas pelo governo federal e nos atos comemorativos, como por exemplo em 1940, quando celebrou missa campal alusiva aos dez anos do governo ditatorial de Getúlio Vargas, reforçando sua posição de prestígio e sinalizando o inequívoco estreitamento das relações entre Igreja e Estado.  


Faleceu no Estado de São Paulo no dia 23 de março de 1956. 

De sua autoria foram publicados os livros Nova et vetera: versos (1947), Uma flor do clero cuiabano (1951), Poética: odes (v. 1, tomo 1,1985), Poética: terra natal (v. 1, tomo 2, 1985), Discursos (v. 2, tomo 1, 1985), Discursos (v. 2, tomo 2, 1985), Discursos (v. 2, tomo 3, 1985), Pastorais (v. 3, tomo 1, 1985) e Pastorais (v. 3, tomo 2, 1985).        

 

João Edson Fanaia 

 

FONTES: COMETTI, P. Dom Aquino; FANAIA, J. Elites; PEDRAÇA, C. 

Universo; PÓVOAS, N. Galeria. 


Disponibilizado em: 

http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CORREIA,%20Aquino.pdf

Março 2018




Introdução 


Este estudo é uma homenagem que se presta pela comemoração do primeiro centenário de uma viagem extremamente ousada pelo Presidente (Governador) do Estado de Mato Grosso e Comitiva, pelos principais municípios do Sul do Estado, o Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Dom Aquino, de Leste a Oeste, das com os Estados de São Paulo e Goiás até as fronteiras com as Repúblicas do Paraguai e Bolívia.


Esta viagem teve a duração entre os dias 20 de Abril à 1° de Agosto do ano de 1920.


Os meios de Transportes utilizados foi desde o mais moderno ao tradicional disponível na época: fluvial (rios) chalanas motorizadas, terrestre (rodoviário) automóveis e cavalos,estrada de ferro (ferrovias) trem máquina à vapor.


Este estudo é uma compilação e transcrição de publicações no Jornal “O Matto-Grosso”, Publicado em Cuiabá, Órgão de Comunicação que na ocasião estava na direção do Partido Republicano MatoGrossense PRMG. 


Coube a responsabilidades de elaborar uma sequência de forma Didática; fazer as atualizações ortográficas e tipográficas, porém sem alterar as ideias, linguagem, expressões e vocábulos dos seus editores. Está introduzido notas de rodapé em qual edição foi publicado o texto. Inclui também algumas observações.


Por não se tratar de um artigo e sim um resgate de memorial não se fez análises críticas sobre nenhum contexto. 


Esta viagem oficial percorreu os seguintes municípios e cidades na sequência da visita:

Cuiabá; Corumbá; Coxim; Aquidauana; Campo Grande; Três Lagoas; Paranaíba; (regresso Três Lagoas  e Campo Grande) Nioaque; Ponta Porã; Bela Vista; Porto Murtinho; passagem pelo Forte de Coimbra; Ladário e Corumbá e retorno a Capital Cuiabá.


Para a memória histórica estes municípios atualmente fazem do território e administração do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 11 de outubro de 1977, pela Lei Complementar n° 31, houve a divisão do Estado de Mato Grosso, dando origem ao Mato Grosso do Sul, tendo por Capital a cidade de Campo Grande. Sendo implantado oficialmente em 1° de janeiro de 1979.


Os originais das transcrições estão disponíveis na Biblioteca Nacional Digital do Rio de Janeiro.


Durante a Excursão Presidencial do Presidente do Estado de Mato Grosso e Comitiva pelos principais municípios do Sul do Estado, o leitor lerá as expressões "Azeredistas ou Conservadores e Celestinistas ou Progressistas" referência aos Dois maiores partidos políticos locais, o Partido Republicano Mato-Grossense (PRMG), dirigido por Pedro Celestino Correia da Costa, e o Partido Republicano Conservador (PRC), liderado pelo senador Antônio Azeredo.


Esta  viagem ou excursão presidencial  com o foi denominada teve o seguinte roteiro:


  1. Saída  do Porto no Rio Cuiabá. 

Nesta Capital Matogrossense do   no dia 28 de abril de 1920 em direção a cidade e Porto de Corumbá. 

Meio de transporte - fluvial Rios Cuiabá, São Lourenço e Paraguai.


  1. Chegada na cidade de Corumbá no dia 3 de maio.

Permanência  entre 3 a 7 de maio.


  1. Chegada na cidade Coxim.

Transporte: de Corumbá  à Coxim  via fluvial através do Rio Taguary.

Permanência de 17 a 21 de maio.


  1. Chegada de Dom Aquino a cidade de Aquidauana.

Transporte: Coxim à Aquidauana montaria  cavalar. 

Permanência: 2 e 3 de Junho 


  1. Chegada na cidade de Campo Grande.

Transporte: Aquidauana a Campo Grande via ferroviário, trem.

Permanência  4 a 10 de Junho 


  1. Chegada à cidade de Três Lagoas.

Transporte Campo Grande à Três Lagoas via ferroviário, trem.

Permanência: 10 a 15 de Junho 


  1. Chegada à cidade de Paranaíba  (Sant'Anna do Paranahyba)

Transporte   de Três Lagoas   à Paranaíba via terrestre automotiva, cavalar e fluvial, rios Sucuriu, Paraná  

Permanência: 19 a  23 de Junho.


  1. Retorno de Paranaíba a Três Lagoas 

- 26 de Junho.  Via fluvial e automotivo e cavalar.


  1. Retorno de Três  Lagoas, passagem por Campo Grande.

Transporte  via férrea, trem.


  1. Chegada à  cidade de  Nioac.

Transporte  de Campo Grande  à  Nioac via terrestre automóveis.

Permanência: 30 de Junho a 5 de julho.


  1. Chegada à cidade de Ponta Porã

Transporte entre Nioac e Ponta Porã  via automóvel. 

Permanência 5 a 9 Julho 


  1. Chegada à Bela Vista.

Transporte entre Ponta Porã e Bela Vista via terrestre 11 automóvel. 

Permanência: 10 a  15 de julho.


  1. Bela Vista via Estação Telegráfica de Margarida - Porto Murtinho

Transportes: Bela Vista à Estação Margarida em 11  automóveis. Da Estação até Porto Murtinho em montaria cavalar individual. 

Permanência: 20 a 24 de julho. 


  1. Dom Aquino e Comitiva Regresso a Ladário e Corumbá. 

Transporte via fluvial.

Permanência: 25 e 26 de Julho.  


  1. Regresso à Cuiabá Dom Aquino  e Comitiva.

Transporte: via fluvial.  Lancha Cáceres. Recepção de chegada.

Saída de Corumbá 26 de julho.

Chegada em Cuiabá  1° de agosto.


Duração  da Excursão Presidencial  pelos municípios  do Sul do Estado de Mato Grosso, saída 29 de abril e Regresso 1 de agosto 1920.




A EXCURSÃO PRESIDENCIAL E COMITIVA



  1. Dom Aquino saída de Cuiabá 


Excursão Presidencial 


CUIABÁ  -  Embarque no Porto

(28 de abril)


Na tarde de quarta-feira desta semana, embarcou no porto desta cidade uma lancha "Cáceres" sua excelência reverendíssimo Dom Francisco de Aquino Corrêa  digníssimo presidente do Estado, que parte para uma excursão pelos municípios do sul do Estado , a fim de visitar e conhecer "de Visu " das necessidades desses prósperos e opulentos municípios que formam toda essa vastíssima rica e privilegiada zona sulista.


Sua excelência Faz-se acompanhar nessa excursão, além da sua casa militar, de uma distinta comitiva composta do nosso ilustre chefe, Coronel João Celestino Corrêa Cardoso, Deputado Joaquim de Aquino Corrêa, Doutor Caio Correia inspetor de higiene, Doutor José Otílio da Gama consultor jurídico do Estado, Doutor Francisco A. Muniz Juiz de Direito da Comarca de Coxim, Padre João Crippa, Major João Batista de Oliveira Filho e Capitão Luiz Leduc.


Desde às 16 horas começaram a fluir ao palacete  particular do ilustre prelado que nos governa, inúmeras  pessoas que desejavam acompanhar o estimado chefe do Estado até o porto de embarque.


A hora da partida de sua excelência era considerado o número de pessoas que achavam se em seu Palacete, tendo pouco antes ali chegado o Coronel João Celestino acompanhado  de numerosos amigos.


Assim, às 17 horas, a sua residência em demanda do Porto, acompanhado excelentíssimos senhores Dr. H. Florence secretário da agricultura e interino do interior, Coronel Fernando Leite de Figueiredo e Dr. Carlos Borralho membros da comissão executiva do Partido Republicano mato-grossense, Doutor Manoel X. Paes Barreto juiz federal da seção deste Estado, Dr. Eloy A. Figueira de Mello juiz substituto Federal, Doutor Luiz da Silva Carvalho presidente do Superior Tribunal de Justiça do Estado, Coronel Alexandre M. Addor Intendente Geral do município, Frei Ambrósio Daydee representando o nosso venerado Metropolita, Conde D. Carlos Luiz d'Amour, Deputado Josino Viegas, Doutor Barnabé A.  Godim  chefe de polícia,  Tenente Coronel Firmo José Rodrigues Comandante geral da Força Pública do Estado, Doutor Arnaldo C. De  Azevedo chefe do distrito telegráfico e de grande número de pessoas gradas notando-se ainda os representantes do funcionalismo público federal, estadual e municipal, representantes da Imprensa e associações diversas.


Ao defrontar o número  séquito que acompanhava a sua excelência o senhor presidente do Estado, o Colégio Salesiano, um grupo de estudantes e de artistas desse conceituado estabelecimento saudou o chefe do Estado na sua passagem com entusiásticos vivas.


Instantes depois, chegava ao porto de embarque o  prelado presidente, indo então ao encontro de sua excelência reverendíssima levar lhes  os seus votos de feliz  viagem, o ilustre  tenente-coronel João Manoel de Farias Digno comandante do 16º Batalhão de Caçadores, acompanhado da luzida e distinta oficialidade desta unidade do exército.


Antes de tomar a Chalana devia conduzi-lo a bordo, recebeu Excelentíssimo Senhor Dom Aquino e sua ilustre  comitiva os votos de Boa Viagem apresentado por todos aqueles que haviam acompanhado sua excelência reverendíssima.


Somente as 18 horas recolheu sua excelência a Bordo e a "Lancha Cáceres" levantava Ferros dá  a momentos Rompia a sua marcha.


Até a usina do São Gonçalo foi a embarcação em que viajava os excelentíssimo presidente Acompanhada pela lancha do Estado "Treze de Junho" a cujo a bordo se achavam os excelentíssimos senhores doutores secretário da agricultura , juiz federal e seu substituto e várias outras autoridades e pessoas gradas que naquele ponto apresentaram ao íntegro   presidente suas últimas despedidas.


 A nossa redação que fez se representar no embarque do ilustre presidente, renova nestas colunas os votos sinceros de feliz viagem apresentados pessoalmente a sua excelência e a todos os membros da sua comitiva.




  1. Dom Aquino  chegada a Corumbá 


Excursão Presidencial



Chegada em Corumbá do senhor presidente do Estado  e comitiva grandiosa festa em sua homenagem.


Corumbá - 3 de  maio 1920

(Segunda-feira)


Estiverem imponentes as festas realizadas a chegada de Dom Aquino, uma comissão composta de várias autoridades foi ao encontro da lancha em que viajava sua excelência reverendíssima levando nove embarcações vapores e lanchas, apinhada de famílias, cavalheiros, militares de terra e mar duas bandas de música e grande massa popular composta de representantes de todas as classes e nacionalidades.


Ao pôr o pé na ponte da Alfândega artisticamente engalanada, uma salva de palmas recebeu sua excelência tocando a música "O Hino à Mato Grosso", recebido por uma comissão de autoridades civis e militares de terra e mar, representantes consulares, foi cumprimentado pelo Intendente, orando também bela ativamente senhorita em nome da família corumbaense e ofertando um buquê de flores naturais.


Orando em seguida vários alunos das escolas públicas e do Colégio Salesiano  em nome de suas colegas a professora normalista senhorita Silvia Augusta Pompeu de Barros.  Organizando o predito tendo  a sua frente os colegiais, subiu sua excelência o Ladeira da Alfândega e  ao entrar na cidade junto a um arco que se ostenta garboso em sua homenagem, a senhorita Wanderley naquela linguagem simpática de ser venerando progenitor saudou em nome da primeira escola feminina estadual ao Nobre Patrício.


Prosseguindo, dirigiu-se ao Edifício Municipal em cujo salão nobre artística e luxuosamente ornamentado, foi recebido em sessão solene ouvindo sua excelência da catedral presidencial a Apologia sincera, eloquente de sua administração e de suas virtudes pelo presidente da Câmara, o orador oficial desta solenidade. Sua excelência agradeceu em belíssima a locução e as suas últimas palavras foram  cobertas com o hino de Mato Grosso cantado pelas escolas, acompanhadas por deliciosa orquestra e depois pelo Colégio Santa Teresa ao som de uma banda de música.


Servida abundante taça de champanhe francês e assinar a ata daquela solenidade, dirigiu-se a sua excelência para frente do edifício onde de uma Tribuna ali colocada falou ao povo corumbaense, que não se fartou de cobrir de aplausos as suas palavras.


Dirigiu então, sua excelência reverendíssima para a sucursal do Galileu onde se hospedam com toda a sua comitiva, acompanhado de todos o Mundo oficial e grande massa popular calculada e muito mais de duas mil pessoas.  Sem exagero, foi uma verdadeira epopeia ainda não verificada nesta cidade, dizendo mesmo as pessoas de sua comitiva que excedeu as demonstrações que até agora sua excelência tem recebido. 


Às 20 horas teve lugar o banquete oferecido pela Municipalidade, composto de 60 talheres dispostos em forma de “U” no amplo pátio da sucursal do Galileu, ao ar livre, presidido pela lua e teve um eclipse quase total, e tocando uma banda de música militar.  


Ao champanhe saudou a sua excelência oferecendo-lhe naquela festa o doutor Gustavo Bierremback de Lima, agradecendo em seguida o homenageado.


Hoje às 9 horas,   sua excelência assistiu a tocantíssima festa do compromisso à bandeira, tendo antes a convite do excelentíssimo coronel Coutinho, Comandante da Circunspecção feito a entrega de dois Prêmios conferidas por sua excelência o senhor presidente da república ao inferior que se distinguiu no concurso de atiradores e a outro que Completou 10 anos de distinta conduta e de excelente  serviços. A alma militar do coronel Coutinho, soldado por excelência transbordava contentamento nesta festa.  Antes de terminar e de desfilar em o 17º Batalhão de Infantaria e o Batalhão Salesiano orou sua excelência mas com indescritível felicidade, empolgando a enorme massa popular tais as belezas de pensamento e franqueza de figura no seu discurso arrebatador.


Às  15 horas dará sua excelência recepção oficial e as 20 horas assistirá  a festa veneziana que promete ser deslumbrante com o  concurso do monitor "Pernambuco" aviso "Oyapock" Oiapoque e mais 25 embarcações de todos os tamanhos preparadas para esta festa, tendo sido amplamente aumentada iluminação do Porto, de modo a dominar todo o Rio, consideravelmente cheio. Por cansaço não pode sua excelência assistir a conferência feita hoje às 10 horas, pelo Comandante Wanderley no ginásio corumbaense, a propósito da data de hoje, tendo-se feito representar por seu ajudante de ordem. 


O Coronel João Celestino, tendo luxado ligeiramente um pé, não pode assistir as festas de hoje, não tendo tido por em um só momento de descanso, tantas as visitas que tem recebido, sugestionando agradavelmente a todos quanto ainda não conheciam pessoalmente.


Corumbá - 4 de Maio 1920


Teve extraordinário esplendor a festa veneziana. Às 20 horas Dom Aquino acompanhado Coronel comandante da Circunscrição Militar,  presidente da Câmara, Intendente Municipal, membros de sua comitiva e outras pessoas, tomou a lancha Bulhões, fazendo ligeiro percurso e indo fundear no lugar designado.


Ao sinal convencionado partiram da Enseada em que estavam ocultas, 18 Chalana e Escaleres e 10 lanchas à gasolina, as quais fizeram o curso em volta da lancha em que se achava sua excelência.


Fazendo as chalanas e escaleres  um percurso menor enquanto  as lanchas faziam um percurso maior indo numa delas uma filarmônica muito bem organizada. No meio do rio ostentava-se o "Pernambuco" luxuosa e artisticamente iluminado projetando seu poderoso holofote sobre a cidade, tendo uma banda de música fazendo se dança. Um pouco abaixo o Oiapoque e igualmente  iluminado nele só encontrando o comandante da flotilha e sua distinta e jovem oficialidade.


Desnecessário é dizer que essas duas unidades de guerra bateram o recorde da festa. O "Miranda", "Porto Esperança", "Cáceres", rebocador "Corumbá", iluminados fundearam um pouco a montante.


Todas as embarcações estavam apinhadas de povo, como toda a praia profusamente iluminada e o alto da barranca da cidade.


Na festa tomaram parte nada menos de 3.000 pessoas inclusive os conservadores que não puderam resistir deixando-se ficar em casa . 


Antes de terminar a festa sua excelência visitou os dois vasos de guerra, agradecendo a distinta oficialidade aquela fidalga homenagem, sendo recebido com prolongada salva de palmas pelas famílias que nele se encontravam, oferecendo-lhe o comandante da flotilha, fina taça de champanhe.


Hoje sua excelência visitará as repartições públicas e estabelecimentos de instrução e assistirá à noite a festa literária e musical pro-lazaros que lhe é dedicada.


Corumbá  - 4 de maio 1920


A festa veneziana ontem realizada em honra ao presidente do Estado esteve deslumbrante.

Todas as embarcações ancoradas neste Porto e Ladário estavam belamente ornamentadas e feericamente iluminadas.


Sua excelência acompanhado do comandante da circunscrição, Intendente, presidente da Câmara e comitiva assistiu de bordo do reboque Doutor Bulhões o desfile das embarcações que esteve imponente,  bandas musicais, orquestras, grupos de cantores espalhados pelas diversas embarcações, emprestavam aquela festa inexcedível brilhantismo.  Toda Corumbá assistiu a esta festa e assevera jamais ter havido outra igual aqui.



Dom Aquino em Corumbá

Excursão Presidencial 


Corumbá  - 5 de Maio


Dom Aquino  visitou ontem o quartel-general, Alfândega, mesa de rendas, ginásio e a primeira escola feminina, sendo saudado por colegiais nesses estabelecimentos de instrução.


À noite em lugar de honra ladeado pelo Coronel Coutinho, comandante da circunscrição e do Coronel João Celestino assistiu a encantadora festa pro-Lázaros a que me referi, sendo todos os números do programa inteligentemente desempenhados pelas mocinhas que na festa tomaram parte, agradando sobremodo a sua excelência. 



Dom Aquino em Corumbá

Excursão Presidencial 


Corumbá  - 7 de Maio 1920


No dia 5 o excelentíssimo Presidente visitou o colégio dos Salesianos, Hospital de Caridade, cadeia e quartel de polícia, assistindo às 19 horas solene "Te-deum".


No dia 6 visitou pela manhã as escolas públicas onde foi festivamente a recebido e tendo arguido alguns colegiais mostrou-se bem impressionado.


Às 16 horas fez um passeio a cavalo com numerosos séquitos, percorrendo várias ruas e subúrbio inclusive o matadouro público cuja asseio muito lhe agradou. Às 20 horas visitou associação comercial e em seguida assistiu a um "nine o'clock tea" que lhe foi oferecido no Jardim Municipal.


Hoje 7 rezou às 8 horas missa em intenção da população, a quem agradeceu em Belíssima oração as homenagens recebidas salientando o prestígio dos chefes políticos, a eficácia da coadjuvação do nobre Coronel Dr. Octávio Coutinho e os esforços  do Intendente e do presidente da Câmara, para os quais teve palavras elogiosas.


Em seguida e depois de permitir ser fotografado seguiu para a Bordo Embarcando na "Iguatemy" que se achava apinhada de famílias e Cavalheiros , passando-se próximo do Ladário para o "Treze de Junho" em que viaja com destino ao Coxim. 


Ao seu  bota-fora cuja magnificência se compara as manifestações de despedidas ao General Luiz Barbedo e ao Coronel Pedro Celestino, concorreu enormemente massa popular que encheu o "Etruria"  rebocadores "Corumbá" e "São Gregório" a despeito da impropriedade da hora e de ser dia de afluência de serviço motivado pela saída de malas para o interior e para o exterior.


Nosso chefe Coronel João Celestino conquistou vasto círculo de afeições e admiradores, entre as pessoas que ainda não conheciam, fazendo mais profundos os laços de amizade numeroso certame de amigos que já possuía. Parece que o coronel Coutinho muito bem impressionado pelas relações afetuosas que lhe conquistaram Dom Aquino e Coronel João Celestino, irá brevemente visitar essa capital.


A Eloquência dos Fatos


Não podiam ser mais eloquentes nem mais significativas, no momento político que atravessamos as justas manifestações de regozijo com que a digna população da cidade Corumbá recebeu a visita oficial que acaba de fazer sua excelentíssima reverendíssima o senhor presidente do Estado.


As notícias para aqui transmitidas telegraficamente nos disseram no entusiasmo vibrante e dá calorosa alegria com que o povo daquela culta cidade acolheu em seu seio honrado chefe de Estado o e os dignos membros da sua ilustre comitiva e ocioso seria acrescentar quaisquer comentários ao que daqueles despachos se depreende.


Corumbá ciosa das suas nobres tradições e possuidora de uma sociedade culta e ilustrada, acaba de demonstrar na quase unanimidade dos seus elementos que a despeito da obra malsã e corruptora da politicalha zela e conserva os seus foros de cidade hospitaleira e civilizada.


A campanha urdida na sombra pelos “zagalinhas de meia tigela, pelos carlos melos e barrinhos”, se esbarrou na sua inanidade impotente: os elementos representativos da vizinha cidade, os expoentes da sua cultura, da sua alta sociedade do seu intelectualista, das suas classes conservadoras (no bom sentido do termo entenda-se)  estão ao lado do honesto e patriótico Governo de Dom Aquino.


E é por isso que o retraimento do elemento conservador de Corumbá reduzidíssimo e sem importância, quantitativamente e qualitativamente em nada diminuiu ou amorteceu o brilho de apoteose com que a "Princesa  do Paraguai" recebeu entre flores e festas, o primeiro magistrado do Estado.


Depois disso que dirão os senhores conservadores que tanto blasonavam do seu prestígio, da sua influência decisiva naquela cidade e que mais uma vez sofreu, através da eloquência  irretocável dos fatos, um solene e formal desmentido?


O partido mato-grossense devia oferecer hoje suntuoso baile ao querido chefe Coronel João Celestino que  com sua reconhecida modéstia pediu não se fizesse, desejoso que todas as homenagens que o partido pudesse ou quisesse promover fossem prestados  exclusivamente ao seu amigo excelentíssimo presidente do Estado.




  1. Dom Aquino chegada a Coxim


Excursão Presidencial

(Chegada em Coxim 17 de maio)


Coxim - 18 de Maio 1920


Chegamos ontem (17) sendo recebidos por toda a população que se achava possuída do intenso júbilo falou o nosso dedicado amigo coronel Ries Coelho que produziu  bela oração, dando as boas-vindas a Dom Aquino e sua comitiva, respondendo o presidente em belíssimo improviso.


Toda cidade de Coxim está em festas.  O partido conservador, incorporado num total de cinco pessoas visitou o presidente.


Coxim é uma localidade muito pitoresca, sendo seus habitantes inexcedível  em fidalguia.


O presidente seguiu hoje para o interior em visita ao Rio Coxim, local onde os Bandeirantes deixaram muitas inscrições. 


Não só o presidente como nosso chefe Coronel João  Celestino tem sido muito visitados.


Seguiremos no dia 20 e Devemos chegar em Aquidauana a 31.


Coxim  - 20 de Maio


Presidente do Estado  regressou ontem da excursão que fizeram ao Rio Coxim.


Hoje celebrou missa na igreja local, presidindo depois a sessão extraordinária da Câmara Municipal convocado em sua homenagem pelo vereador Antônio Manoel Mota, que fez entusiástico discurso que Dom Aquino  respondeu como sempre agradecendo.


 Antes de ontem sua excelência visitou as escolas públicas cadeia e toda a cidade.

Nossa amigo Dr. Muniz  reassumiu o exercício do seu importante cargo e tem sido muito visitado. 


Desde o dia 10 está conosco o nosso dedicado amigo Coronel Celestino Corrêa  que incorporou se a comitiva em sua Fazenda União onde passaremos o dia do Espírito Santo, 23 deste.


O presidente  regressa hoje com sua comitiva.


Coronel João Celestino


O nosso prestimoso e estimado chefe Coronel João Celestino recebeu o Doutor Carlos Borralho o seguinte despacho:


Coxim – 17 maio  - Aqui chegamos tendo feito Boa viagem e sendo recebidos carinhosamente. 

Abraço aos amigos. Mande notícias.



  1. Dom Aquino em Aquidauana


Em virtude de uma briga entre dois dos maiorais da cidade de Aquidauana, entre o coronel Germano  e Dr. Mascarenhas, resultando na morte deste último, todas as festividades  que estavam previstas foram suspensas. Dom Aquino  e Comitiva  seguem de trem direto para a cidade de Campo Grande. 


Excursão Presidencial 

Notícias


Aquidauana - 3 de junho 


Deu-se agora lamentável Desastre entre os nossos amigos Coronel Germano Fechuer e Doutor Pires Mascarenhas, do qual resultou sair este ferido morrendo logo depois. Na discussão que travaram por questões pessoais Pires  desfeiteou Germano tentando agredi-lo, quando este para defender se desfechou dois tiros que mataram Pires instantaneamente.

População, contristada pelo doloroso acontecimento.


Estava projetado para hoje a manifestação e baile oferecidos ao nosso chefe Coronel Celestino, não se realizando devido a triste ocorrência.

Dom Aquino segue amanhã para Campo Grande.


Depois da saída de Dom Aquino, remetemos notícias detalhadas das  festas em sua homenagem.




  1. Dom Aquino chegada à Campo Grande 


Excursão Presidencial

Campo Grande  - 4 de maio


O presidente Dom Aquino chegou no dia quatro (4) havendo no mesmo dia se realizado  Grande Banquete oferecido pela Municipalidade.


No dia cinco (5) o presidente assistiu o lançamento da pedra fundamental do edifício do grupo escolar e visitou às 11 horas o Regimento de Artilharia onde foi fidalgamente recebido pela oficialidade, falando  em nome da mesma o capitão Aristides Brasil; respondendo Dom Aquino, que ainda visitou em seguida as repartições estaduais e à noite compareceu à bela festa organizada pela "Escola Republicana" em homenagem a sua excelência. 


No dia seis (6) realizou-se um "Garden Party" na apreensível chácara do Dr. Arlindo de Andrade, houve missa campal, entrega da Bandeira oferecida pelo povo ao Segundo Batalhão Policial e festa escolar no Instituto Pestalozzi.


No dia  sete (7) houve touradas e almoço íntimo com o diretório do partido mato-grossense, havendo recepção popular que teve grande brilho pela concorrência de famílias, tocando as bandas de polícia e do exército no lindo Coreto armado em frente ao Palacete de residência do Coronel Alves Quito, onde se hospedou sua excelência e à noite realizou-se grande banquete no "Trianon Cine", oferecido pelos comerciantes e fazendeiros.


No dia oito (8) o presidente visitou as escolas públicas e municipais, Sociedade Operária e percorreu toda a cidade em automóvel, tendo o resto dia sido ocupado em ouvir pessoas que procuravam sua excelência.


Não só a chegada como a saída do presidente formaram as forças do exército e de polícia em continência a sua excelência e bem assim,  luzidos batalhões escolares e escolas do sexo feminino e na visita que sua excelência fez o quartel Federal fora seu automóvel escoltado por um Piquete do Grupo de Artilharia aqui estacionado.


Todas as homenagens prestadas a Dom Aquino foram revestidas de grande brilhantismo ouvindo se em todas elas patriótico discursos, salientando-se os de sua excelência pelo brilho de forma e de fundo.


O presidente foi acompanhado até Rio Pardo por uma grande comissão de cavalheiros, senhoras e crianças da melhor sociedade, onde já o aguardava uma grande comissão  de  representante do município de Três Lagoas.



  1. Dom Aquino em Tres Lagoas


Excursão Presidencial 

Notícias


Três Lagoas - 2 de junho


O povo ansioso pela chegada de Dom Aquino que será recebido com grandes festas promovidas pelo nosso partido. A cidade já há dias tem novo e alegre aspecto, achando-se aqui centenas de nossos correligionários do Sertão que vieram testemunhar a Dom Aquino a sua gratidão.



Excursão Presidencial 

De Campo Grande à Três Lagoas 


Campo Grande - 11 de Junho de 1920


Seguiu ontem (dez) para Três Lagoas o presidente Dom Aquino fazendo o seu embarque realizado sobre as aclamações de grande multidão.


Dom Aquino chegada a Três  Lagoas


Excursão Presidencial 

Três Lagoas   - 9 de Junho 


Chegou ontem com a família o Doutor Benito Esteves que hoje em companhia do Coronel Alfredo Justino e Doutor Oscarino Ramos, partiu ao encontro de Dom Aquino, que deverá  chegar amanhã pela manhã. Como telegrafei, será o ilustre Presidente aqui recebido com grandes manifestações de apreço, tendo para isto promovido o Partido Republicano Mato-grossense - PRMT vasto efetivo programa.

___

Tem causado a revolta o procedimento do Barqueiro que a quatro anos se acha, por nomeação, investido do cargo de Intendente e não querer tomar parte nos festejos em honra do digníssimo Presidente Dom Aquino, até agora não concorreu a intendência com único ceitil para as manifestações projetadas, recusando-se até a limpar as ruas que estão sendo capinadas por particulares, este procedimento do Intendente conservador revolta, pois tem arrecadado dezenas de contos sem que o público tenha conhecimento de emprego dos mesmos.

___ 

Três Lagoas - 10 de junho 


A Recepção  da Comitiva Presidencial em Três Lagoas


Acaba de chegar a esta Cidade Dom Aquino Corrêa  que foi recebido, carinhosamente pode-se dizer pela totalidade da população de Três Lagoas, desde cedo aglomerava se na estação grande massa popular que ansiosa aguardavam o Comboio em que viajava a sua excelência e ilustre comitiva. 


Às 10 horas forte girândola de foguetes subiu aos ares anunciando a partida do Comboio da Estação de Cervo, aumentando por essa ocasião o número de pessoas que interceptava o trânsito em redor a Estação do Itapura. 


Quarenta minutos após a partida de Cervo, ouvia-se o Silvo das oficinas e locomotivas que anunciavam também com sons alegres a entrada nesta florescente cidade do trem presidencial.


O Comboio parava lentamente na plataforma quando ouviram-se Palmas e vivas a Dom Aquino  e ao Coronel  João Celestino. 


Falou então, ao pisar sua excelência na gare, o doutor promotor público, que em nome do Povo Três-lagoense,  do Partido Republicano Mato-grossense, saudou sua excelência fazendo em palavras passadas de grande entusiasmo o histórico do honesto governo de sua excelência, merecendo por isso estrepitosas palmas da avultada  massa popular presente.


Ao transpor o presidente  o portão da entrada, falou uma  gentil aluna da Escola Municipal saudando o presidente, que comovido, recebendo o Ramalhete de flores que oferecia a referida menina, beijou e abraçou-a afetuosamente.


Depois seguiu Dom Aquino em demanda a sua residência, recebendo durante o trajeto grandes manifestações de simpatia, os vivas  repetiam-se de momento a momento, notando o maior entusiasmo, aliás nunca visto aqui. Dom Aquino, em companhia do nosso querido chefe Coronel João Celestino e Coronel Alfredo Justino que o ladeavam, subiu no coreto adrede preparado em frente à residência e aí ouviu formosa oração pronunciada pela menina João Ramos, (O nome original  está  no masculino) aluna da jovem professora Horta, irmã do Dr. Luiz Horta.


Recebeu então Dom Aquino  inúmeros buquês de flores naturais, os quais passava as mãos do nosso Digno chefe Coronel João Celestino, que por sua vez distribuía pelos demais membros da comitiva.


Terminado discurso da jovem e inteligente educanda da professora Horta que entusiasmou  a assistência, pediu a população por entre prolongadas palmas pronunciando formosa oração, que eletrizou assistência o senhor Dom Aquino.


Começou sua excelência agradecendo ao povo aquela distinta manifestação de apreço e civismo que o povo Três-lagoense tão gentilmente tributável ao governo como demonstração de aplausos ao seus atos.


Falou então o que tem feito por Três Lagoas que diz ser a "gentil filha da civilização moderna". E, continuando sua oração que foi Felicíssimo sempre por entre as repetidas palmas.


Terminada, tocou a banda de música policial, especialmente contratada, uma marcha, descendo sua excelência acompanhado das autoridades, a escadaria do Coreto em direção à sua residência, sendo recebido pelos doutores Argeu de Andrade Delegado de Polícia,  Oscarino Ramos juiz em exercício, Noginel Pegado, coronéis Alfredo Justiniano e  Fenelon Costa.


Sempre risonho e satisfeito, Dom Aquino cumprimentava e abraçava os presentes.


Todos os membros de sua comitiva, compostos do coronel Celestino, Luiz Deluc, João Batista de Oliveira Filho, Dr. Caio Corrêa , Deputado Rosário Congro, Doutor Otílio da Gama, Major Aquino, Capitão Humberto de Miranda e Padre João Crippa,  acham se com saúde, sendo todos que carinhosamente acolhidos pelo povo, que procura cercar os distintos membros da comitiva presidencial de todo o conforto. 


Como mandei dizer a intendência nada concorreu para o brilhantismo dos festejos que foram promovidos exclusivamente pelos nossos amigos.


O Dr. Benito Esteves que chegou hoje com Dom Aquino deve partir segunda-feira para essa capital levando em sua companhia a excelentíssima família.


Continuarei a proporção que se fizeram nos festejos de enviar notícias detalhadas.


Essa folha foi representada pelo seu correspondente, tendo Dom Aquino agradecido a lembrança deste jornal.


Sua excelência seguirá com destino a Sant'Anna do Paranahyba.



Excursão Presidencial 

Três Lagoas   - 12 de junho  1920


Continua Dom Aquino sua distinta comitiva sendo alvo das mais carinhosas provas de estima do povo de  Três Lagoas.


Ontem sua excelência acompanhado por toda a comitiva inclusive o Dr. Benito Esteves e grande número de pessoas de destaques em visita as escolas públicas, falando na do sexo feminino, onde fez brilhante discurso exortando que continuasse a estudar assim de que mais tarde pudessem ser substitutos dos atuais homens de governo.


Em seguida ofereceu às crianças mãos cheios de bombons.


Depois foi visitar o edifício em construção da cadeia, retirando-se em direção a coletoria Estadual onde foi recebido pelo Major Theodomiro Magalhães, coletor estadual e escrivão Alberto Gama, esteve sua excelência detidamente vendo vários papéis referentes a cobrança de impostos achando assim, como o Dr. Benito tudo em boa ordem. Daí saiu para o quartel do destacamento policial, tendo ao transpor o portão, sido recebido pelos inferiores de dia que comunicaram não estar ali presente o tenente Accyoli por motivo de doença e saindo então a mostrar ao presidente o quartel que se achava embandeirado e muito boa ordem.


Como fosse já 11 horas, recolheu  sua excelência a residência presidencial para novamente, às 15 horas continuar a execução do programa começando então pela câmara municipal onde foi recebido pelo presidente da Câmara e Intendente.


Falou em nome do Intendente o advogado Sá Carvalho oferecendo uma taça de champanhe aos presentes e agradecendo também a Dom Aquino a visita honrosa que acabava de ali fazer.


Retirou-se em seguida Dom Aquino para residência presidencial, onde às 17 horas recebia a grande comissão, tendo à  sua frente o Coronel Francisco da Silva Melo Mattos e Bernardo Bicca que foram buscar o presidente para inaugurar a luz elétrica recentemente instalado na cidade.

Dom Aquino para declarar inaugurada a luz, desceu a chave da ligação fazendo se luz em todos os cantos da cidade.


Depois foi o Presidente com os presentes, convidados pelo senhor Silva para tomar em uma taça de champanhe dirigindo-se todos ao pátio interno das oficinas, onde estava preparada grande mesa tendo sobre si bela estrela,   feericamente iluminada com lâmpadas de variadas cores. Ouviram então aí Dom Aquino e os presentes formoso discurso pronunciado por Bernardo Bicca que agradeceu ao presidente em nome da companhia elétrica, a sua presença. Dom Aquino falou, fazendo votos pelo progresso e felicidade da companhia de acabava de inaugurar.


A noite foi sua excelência assistir ao espetáculo infantil que lhe fora dedicado.

Hoje continuarão os festejos em sua honra.


Três Lagoas  - 14 de junho 1920


Continuando a excursão a execução do programa de festejos, Dom Aquino visitou ontem às 9 horas os terrenos da feira de gado onde foi por sua excelência inaugurado o artístico Marco fundamental, o qual se assentava em caríssimo pedestal de mármore que tem as inscrições referentes aos atos do governo.

Por essa ocasião falou o talentoso Deputado Rosário Congro em nome da companhia, agradecendo comovidíssimo Dom Aquino, que pronunciou patriótica oração que deixou entusiasmadas todos os presentes. 


Às 15 horas foi sua excelência inaugurar hospital de Três Lagoas recentemente construído, tendo paraninfado este ato o doutor Benito Esteves e senhora.


Falou o advogado Sá Carvalho agradecendo Dom Aquino.


Às 16 horas realizou-se então o último número do programa feito em sua honra, comparecendo sua excelência com toda sua comitiva inclusive o Coronel João Celestino,  General Caetano Albuquerque, ao banquete que lhe ofereceu o partido mato-grossense. 


Sua excelência foi recebido ao entrar no difícil do "Bar Chic" onde realizou-se o banquete pra grande comissão, tomando assento na mesa que tinha a forma de "F" inicial do nome de Dom Aquino (Francisco).


O banquete foi de sessenta  talheres.  Esteve soleníssimo, comparecendo todos os convidados. Oferecendo falou o Dr. Argeu de Andrade delegado de polícia,  que pronunciou entusiástico discurso sendo aplaudidíssimo.  Dom Aquino com palavras perpassadas de carinho, agradeceu a gentil manifestação do Partido Republicano Mato-grossense dizendo-se satisfeitíssimo com os amigos de Três Lagoas, que o havia recebido carinhosamente dando assim uma prova de civismo e apoio ao seu governo.


Hoje às 10 horas depois de ter realizado a missa na capela local seguiu para Sant'Anna do Paranahyba, sendo acompanhado até o "Porto Sucuriú" por grande número de cavaleiros.


Excursão Presidencial 

Notícia complementar.


Três Lagoas   - 17 de junho  1920


Em minhas últimas notícias transmitidas sobre os festejos a Dom Aquino, omiti a grande manifestação feita pelos fazendeiros e criadores de Santa Rita do Rio Pardo, que tendo a frente os coronéis Correinha, Tibúrcio Garcia e José Faustino Franco foram em número de 40 (quarenta) manifestar pessoalmente sua inteira solidariedade ao honesto governo de sua excelência. Falou apresentando-os o Dr. Távora.


Agradeceu Dom Aquino a significativa e sincera manifestação destes nossos valorosos correligionários  de Santa Rita que também hipotecaram ao nosso chefe Coronel João Celestino toda a sua solidariedade e amizade.


Era desejo dos nossos amigos fazerem aqui uma imponente manifestação de carinho ao nosso chefe Coronel João Celestino, mas devido à alteração do programa, motivada pela necessidade urgente de Dom Aquino seguir para Sant'Anna  do Paranahyba não nos foi possível levar a efeito essa manifestação, que projetamos fazer em seu regresso.



  1. Chegada a Sant'Anna do Paranahyba

Dom Aquino de Três Lagoas à Paranaíba e retorno 



Excursão Presidencial 


SANT'ANNA DO PARANAHYBA.

(Paranaíba)


Coronel João Celestino 


Por entre  as alegrias íntimas de sua excelentíssima família e satisfação geral dos seus dedicados correligionários, decorreu 29 de Junho vindo a data faustosa e para todos nós sempre grata, do aniversário Natalício do nosso acatado diretor político Deputado João Celestino Corrêa Cardoso que por suas inconfundíveis qualidades pessoais sólido prestígio e valor político ocupa com brilhantismo o presidente posto de membro da comissão executiva do Partido Republicano Mato-grossense.


Embora ausente, pois se encontra o esforçado chefe fazendo parte da distinta comitiva que acompanha o excelentíssimo senhor presidente do Estado  em sua excursão aos municípios do Sul tendo assim ocasião de visitar pessoalmente essas localidades e se relacionar com os elementos valiosos de que nelas dispõe o nosso partido, não passou despercebido o feliz acontecimento, o qual teve Por parte dos seus amigos e correligionários acostumada a consagração íntima, sendo nesse dia muito cumprimentada a sua excelentíssima família e transmitidos ao prezadíssimo amigo numerosos e expressivos telegrama de felicitações em que cada um patenteou a sua estima, o seu apreço, a sua Inclusive  gratidão, com os mais fervorosos anelos pela sua ininterrupta felicidade pessoal.


A essas carinhosas e significativas demonstrações de amizade, sobejamente tem feito jus o nosso querido chefe não só pela posição de real destaque a que o elevou a confiança do partido, como pela maneira distinta e cativante com que tem sabido desempenhar-se de suas delicadas funções, conquistando por toda a parte as mais francas simpatias dos seus correligionários sendo ainda tais preitos resultante dos longos inestimáveis serviços prestados  pelo eminente Patrício ao lado do nosso preclaro chefe Supremo, Senador Pedro Celestino, a causa patriótica da defesa dos interesses do Estado, constituindo-se um dos fortes baluartes do nosso pujante Partido em que se apoiam a ordem, a estabilidade e a própria integridade desta imensa região da Federação Brasileira.



Do seu tino político e fina perspicácia na direção da grande força que é o nosso partido, são as provas mais flagrantes e incontestáveis a situação de verdadeira ou hegemonia a que tem ele atingido na política do Estado  a influência e o prestígio que tem alcançado a nossa agremiação partidária junto ao benemérito governo há quem neste momento lhe cabe a glória de ser o único a prestar o seu apoio e sustentá-lo na quase totalidade dos municípios do Estado.


A redação de “O Matto-Grosso”, Saudosa do eminente  diretor político, a cuja esclarecida orientação tanto devem os seus triunfos na imprensa local, tem a grata satisfação de tributar ao querido chefe, pelo seu auspicioso aniversário, esta homenagem do seu apreço e da sua admiração, apresentando a sua digníssima família as mais sinceras e respeitosas felicitações.


Três Lagoas  - 26 de junho  1920


Regressaram ontem à noite de Sant'Anna  do Paranahyba o Coronel João Celestino acompanhado do deputado Rosário Congro e do Major João Batista de Oliveira Filho tendo sido o prestigioso político mato-grossense recebido na barranca do Rio Sucuriú por uma grande comissão do Partido Republicano Mato-grossense que em três automóveis transportaram os ilustres excursionista a esta cidade, hospedando-se no Hotel do Comércio, onde tem recebido grande número de visitas.


Hoje às 18 horas chegará Dom Aquino, que passou na Fazenda Palmito, daqui distante 5 Léguas.  Sua excelência logo que chegue, tomará trem especial, seguindo logo com destino a Campo Grande, de onde se transportará também sem demora para Ponta Porã.


Todos da comitiva goza de boa saúde e acham-se satisfeitos com o fidalgo acolhimento que tiveram em Sant'Anna do Paranahyba.


O nosso chefe Coronel Celestino tem sido alvo de carinhosas manifestações por parte dos nossos amigos, ontem jantou na intimidade com seu filho, no Palacete da residência do nosso amigo, Coronel Felippe Nery Monteiro.


Três Lagoas -  27 de Junho 


Chegou o excelentíssimo presidente e sua comitiva ontem(26 de junho) quase ao anoitecer dirigindo-se ao trem especial onde pernoitou com as demais pessoas componentes de sua comitiva. 


Hoje às 5 horas disse à missa de despedida tendo da igreja se dirigido ao comboio que poucos minutos após seguiu rumo Arapuá, onde excelentíssimo presidente se demorar a algumas horas, seguindo depois para Ponta Porã via Nioac.


Sua excelência com quem tivemos o prazer de conversar traz boa impressão da longínquas Sant'Anna.


Por iniciativa do importante fazendeiro Capitão Virgínio Queiroz e sua esposa e demais moradores foi mudado o nome da "Passagem da Vestia", um povoado neste município daqui distante 15 Léguas para -  "Passagem Dom Aquino, em homenagem a visita que fez sua excelência àquele povoado.


Regressou a comitiva de Sant'Anna  via Cabreúva onde mataram uma grande onça pintada.


Excursão Presidencial 


A visita do Excelentíssimo Senhor   Dom Aquino a cidade de SANT'ANNA DO PARANAHYBA 


Três Lagoas  - 26 de Junho 1920


Graças a bondade do nosso amigo deputado Rosário Congro posso hoje informar-vos sobre a viagem presidencial a velha cidade de Sant'Anna.


Saindo daqui sua excelência no dia catorze  (14) conforme comuniquei, acompanhado de sua comitiva em um Piquete comandado pelo Tenente Hortides.


Chegou em Sant'Anna no dia 19 sendo carinhosamente tratado em todas as fazendas onde se  fez pouso.


No seguinte dia da viagem, deixando a estrada guiados pelo velho chefe político sulista Coronel Alfredo Justino visitaram o maravilhoso salto Urubupungá que se estende por cerca de 2.000 metros  desde a margem Mato-grossense até a barranca Paulista.


Duas Léguas antes de Sant'Anna  houve o encontro da comitiva presidencial com mais de 50 cavaleiros que dirigiam  constantemente vivas a Dom Aquino, ao partido Mato-grossense e seus chefes.


A lendária cidade engalanada recebeu o presidente por entre cânticos escolares, flores, músicas, bimbalhar de sinos e estrugir de girandolas.


Ficando sua excelência e comitiva magnificamente instalados no vasto e confortável prédio onde o Dr. Honorato Paim, íntegro Juiz de Direito da Comarca saudou o eminente hóspede em nome da intendência, fazendo belíssimo discurso que entusiasmou a todos quantos tiveram o prazer de ouvi-lo.  Usou também da palavra uma inteligente aluna da escola pública e em nome do Povo fez-se ouvir o Dr. Dantas Coelho que prendeu a atenção da assistência por alguns momentos com o seu verbo inflamado de entusiasmo.


Fez a honra da casa durante a estadia da comitiva presidencial, de maneira mais fidalga, ilustrada e gentilíssima senhora dona Francisquinha Paim um dos mais belos ornamentos da histórica e longínquo a cidade Sertaneja de Mato Grosso.


Todos os membros da comitiva vieram cativos com o fidalgo acolhimento de dona Francisquinha Paim e seu respeitava e estimado esposo Dr. Paim honrado juiz daquela comarca.


No dia 20 a Câmara Municipal de reuniu-se em sessão solene, em homenagem ao primeiro magistrado do Estado, produzindo eloquente oração o Coronel Augusto Corrêa da Costa, cujos altos conceitos, principalmente sobre o equilíbrio político neutralizador, dos efeitos da boa administração pública, ultimamente quebrado para felicidade do Estado deixaram profunda impressão.

Respondendo Dom Aquino produziu mais um dos seus belos discursos pregando a ordem, a união e o trabalho, e enaltecendo então os recursos econômicos do rico município que acaba de visitar.


Visitou depois o quartel, a cadeia, as escolas e a coletoria Estadual, onde se deteve e minucioso exame a respectiva escrituração.


No dia 21 realizou-se um lauto banquete oferecido a sua excelentíssima pela Câmara, discursando o Dr. José Ferreira promotor público, produzindo o agradecimento de Dom Aquino em bela oração.


Pretendendo diretório mato-grossense oferecer um banquete ao nossa chefe, Coronel João Celestino, este pedido aos amigos, como tem feito em todos os municípios que têm visitado, despensa desta manifestação, declarando que as homenagens deveriam ser apenas ao presidente  Dom Aquino.


O diretório, então, dirigiu expressiva mensagem de apoio e acatamento reconhecendo os seus inconfundíveis méritos de chefe do nosso pujante partido.


No dia 22 o presidente visitou o posto fiscal Alencastro, distante 4 Léguas, voltando à tardinha do dia 23 acompanhado de todas as autoridades e pessoas gradas.


Dom Aquino e comitiva partiram para a barra de Sant'Anna, onde feitas as despedidas tomaram o vapor "Paes Leme", que desceu o majestoso Paraná, escalando o porto do Taboado cuja agência fiscal o presidente visitou.


Sendo impossível a viagem à noite devido as corredeiras dos rios para pequena embarcação ancorou próximo ao barranco, onde fez o pernoite com perigo dos mosquitos inoculadores da malária.


No dia seguinte pela manhã, atracaram no porto onde se achava a tropa,  prosseguindo viagem com esta.


Hoje à noite chegará o presidente e demais membros da comitiva, tomando Comboio especial para Arapuá, visitando a importante Fazenda Brasil Land. 


Continuando conforme telegrafei com destino a Nioac e Ponta Porã onde deverá chegar no dia 29, viagem que será feita de automóvel.



  1. Dom Aquino no caminho de Três  Lagoas  à Campo Grande  



Excursão Presidencial 


Notícias:

A  Oposição  Azeredistas 


As imponentes e manifestações prestadas a Dom Aquino nos municípios do Sul, assim como a prosperidade financeira e econômica do Estado revelada em entrevista concedida aos jornais daqui  e de São Paulo pelo Doutor Benedito Esteves tem desconcertado a campanha Azeredista, aliás desmoralizada desde seu início e desmentido por seu próprio órgão de publicidade .


Tres Lagoas  - 6 de junho 1920


Continua aqui o general Caetano de Albuquerque que aguarda a chegada do Bispo Dom Aquino e do Senador Pedro Celestino a fim de prosseguir até essa capital. Tem sua excelência aqui recebido grande número de visitas, pretendendo os amigos oferecer depois do banquete que será oferecido a Dom Aquino um outro ao ilustre Viajante.


Aguarda-se aqui a chegada de Dom Aquino no dia 10 de junho, estando o povo ansioso para receber o honrado Presidente. A cidade está toda enganada e nota-se na chegada de inúmeros cavaleiros que vem do Sertão assistir a recepção do Bispo Dom Aquino.



  1. Dom Aquino  Três Lagoas - Campo Grande – Nioac


Excursão Presidencial

Nioac - 3 de julho 1920


Transmito as seguintes informações referentes a viagem do presidente Dom Aquino, que me foram gentilmente ministradas por um ilustre membro da comitiva presidencial:


Sua excelência saindo de Três Lagoas passou algumas horas na importante Fazenda  "Arapuá" da Brasil Land  Company onde lhe ofereceram esplêndido almoço.


Dom Aquino acompanhado do nosso chefe Deputado João Celestino e do gerente da companhia visitou em automóvel diversos pontos do magnífico  estabelecimento agropecuário admirando os belos exemplares de reprodutores das melhores raças e grande plantação das mais recomendadas forragens. 


À noite o trem presidencial parou na Estação Senador Victorino jantando Dom Aquino e comitiva na fazenda Serrinha, sendo fidalgamente hospedados pelo Doutor Leonardo Pereira.


Devido a um descarrilamento do trem na estação Senador Azeredo (em que nome para dar azar), já no dia seguinte com grande atraso chegou o Comboio às treze horas em Campo Grande, comparecendo a gare autoridades, pessoas gradas e a banda de música do 2º Batalhão de Polícia.


Dom Aquino comitiva após algumas horas de demora, destinadas para o almoço seguiram em oito automóveis destino a fazenda do "Engenho" de propriedade do Dr. Eduardo Machado que lhe dispensou carinho, tratamento.


Nota:


Geograficamente e territorial neste período de 1920 os atuais Municípios de Maracaju e Guia Lopes da Laguna e parte de Anastácio  e dois Irmãos do Buriti eram áreas  Nioaquenses.

As regiões que compreenderam os Municípios   de Campo Grande  (1899) Bela Vista e Ponta Porã  (1908 e  1912) foram desmembrados respectivamente  do Município de Nioac.



  1. Chegada à Nioac Dom Aquino e Comitiva


Notícias sobre a vinda de Dom Aquino à Nioac

Notícias sobre a vinda
Pelos Municípios 
Nioac

Deputado Severiano Marques Partiu para o Rio de Janeiro.
A visita de Dom Aquino ao sul esperada com ansiedade.

Nioac - 17 de Abril

Segue hoje para o Rio de Janeiro a fim de tomar parte nos trabalhos parlamentares eminente e operoso representante mato-grossense, o deputado Severiano Marques. O bota-fora de sua excelência esteve concorrido, havendo comparecido o diretório do nosso partido, as autoridades e os representantes de todas as classes sociais. Numerosos grupos de cavaleiros acompanhou ilustre político até uma légua de distante da Vila.

Notícia da visita de Dom Aquino aos municípios do Sul causou excelente impressão, estando preparados festejos que o povo pretende receber o honrado e querido presidente do Estado.

Dom Aquino e Comitiva  em Nioac 


Nioac - 1 de julho 

Excursão presidencial 

A chegada de Dom Aquino em Nioac 


Indescritível foi a recepção de Dom Aquino, ontem (30 de junho) aqui chegando.

Apesar da copiosa chuva que então caía, sua excelência foi recebido por um grupo de 100 Cavaleiros, a uma légua de distância. 


Senhoras e senhorinhas enchiam os vastos salões da casa destinada a sua hospedagem, fizeram lhe imponente manifestação. 


Em nome do Intendente falou o promotor da Justiça Dr. Edmundo Machado, proferindo um belo discurso a que sua excelência respondeu emocionadíssimo. 

Então  Dom Aquino relembrou as gloriosas tradições de Nioac com frases cheias de carinhos.

Nenhum dos presidentes que visitaram Nioac teve tão grande e brilhante  recepção, como a que se fez a Dom  Aquino. 


Hoje será oferecido pelo município um banquete a sua excelência.

Chuvas que caem desde ontem retardaram a partida de sua excelência os deputados João Celestino e Severiano Marques, chefes celestinistas que acompanham o presidente, tem sido alvo de manifestações dos nossos correligionários que os visitam a todo momento, tornando-se verdadeira a romaria a casa em que os ilustres paredros ao hospedam. 


Dom Aquino declarou que jamais esperou tanto entusiasmo da parte de todos os habitantes do Sul. 

Nioac, que ele ao editava uma pequena Vila, mais uma vez demonstrou a pujança do partido mato-grossense que realizou festas nunca vistas aqui.

 Amanhã prosseguirá a execução do programa das festas , das quais darei notícias detalhadas.


Em Nioac


O deputado João Celestino tem recebido inúmeras visitas dos seus correligionários e por motivo de seu aniversário, passado a 29 de Junho recebeu mais de cem telegramas de todos os pontos do Estado, especialmente dessa capital.


Anteontem o Intendente ofereceu a Dom Aquino um banquete de sessenta  talheres.

A mesa foi graciosamente ornamentado e tinha a forma de um "U".

Sentaram-se nos lugares de maior destaque Dom Aquino, sendo a sua direita os deputados João Celestino e Rosário Congro e à esquerda os deputados Severino Marques e  Joaquim Gaudie, à frente sua excelência sentaram-se doutores Possidônio Guimarães, Juiz de Direito, Edmundo Machado promotor da Justiça , Coronéis Avelino Nogueira, David Medeiros.


Ao champanhe falou o Doutor Emydio de Sá oferecendo banquete em nome do Intendente.


Agradecendo a homenagem que lhe prestará o município Dom Aquino proferiu um belíssimo discurso sendo muito aplaudido pela assistência.


O banquete foi servido por um grupo de senhoritas, emprestando assim maior encanto à festa.


Ontem a sua excelência visitou as escolas e repartições públicas tendo tido agradável impressão pela maneira eficiente com que os professores distribuem a instrução aos seus jovens alunos.


Às 10 horas da manhã foi a sua excelência visitado pelo comércio local, tendo falado em nome dos manifestantes o Dr. Aristides Campos que foi felicíssima na sua oração, toda cheia de conceitos elevados.

 

Dom Aquino visitou também a câmara municipal que o recebeu em sessão solene, falando em nome da Municipalidade o seu advogado Demosthenes Martins. Dom Aquino prometeu construir Estrada de Rodagem para cima da Serra de Maracaju, um dos grandes e palpitantes Melhoramentos reclamados por Nioac.  


Também nos prometeu o senhor presidente a reconstrução dos prédios da escola e da cadeia.

 

Os Deputados João Celestino e Severiano Marques conferenciaram com diretório local, combinando várias providências de caráter partidário e de interesse local.


Nioac 4 de julho de 1920


O Excelentíssimo senhor Dom Aquino seguiu ontem para fazenda do Dr. Eduardo Machado, onde tomar a autos para transportar se a Ponta Porã.


Sua excelência foi acompanhado pelos nossos denodados chefes deputados João Celestino e Severiano Marques.


O bota-fora do ilustre e benemérito mato-grossense esteve concorridíssimo tendo ficado o palacete de sua residência repleto de famílias e cavalheiros .


Um grupo de 150 cavaleiros acompanhou sua excelência a uma légua distante da Vila sendo o seu nome e dos deputados João Celestino e Severiano Marques aclamados a cada momento. 

O diretório mato-grossense esteve reunido apresentando seus votos de feliz viagem a Dom Aquino e sua comitiva.


O Coronel David Medeiros em nome do diretório, ofereceu na noite de ontem, esplêndida "Soirée" dançante a família nioaquense como expressiva significação de sua gratidão ao povo daqui pela maneira espontânea com que auxiliou o diretório nas homenagens prestadas a Dom Aquino e por ele promovidas. 


As danças prolongaram se até  às duas e meia da madrugada entre grande animação da parte dos convivas .


O querido chefe foi muito felicitado pela maneira feliz com que soube hospedar Dom Aquino e sua ilustre comitiva.


A câmara municipal em sessão de ontem, nomeou  Intendente Municipal o nosso esforçado amigo, advogado Demosthenes Martins secretário do diretório mato-grossense.


O distinto amigo tem recebido muitas felicitações pela honrosa nomeação com que acaba de ser distinguido.


Dom Aquino o candidato eleito pelo consenso político


Os regeneradores das nossas administrações


O senhor Dr. Benito Esteves, secretário do governo de Mato Grosso, numa trajetória através do Estado, procurou estudar "in situ" os problemas regionais.


Os dirigentes atuais de Mato Grosso compreenderam que para administrar com proveito aquela unidade, onde podem caber muitas nações européias, era preciso percorrer a imensa província, visitando cidades e povoações e perquirindo das necessidades, populares "in sito".


A terra longínqua de Joaquim Murtinho além dos estorvos que lhe cria a distância do litoral brasileiro tem sido na República, sobre o regime de autonomia, mais propenso a fomentar o seu Progresso, a presa de politiqueiros que a exploram da metrópole e de caudilhos não menos nefasto, apesar de menos covardes.


A eleição conciliatória do Bispo Dom Aquino Corrêa para a presidência do Estado encerrou o período de agitações depressivas subtraindo administração pública a influência dos maus elementos.


A fase nova, de regeneração e de atividade, inaugurada pelo eminente prelado, vai produzindo  proveitos relevantes.  É  de prever que o bom senso do Povo Mato-grossense continue surdo aos apelos de fraudes e de subversão de certos profissionais do partidarismo, para os quais tornou-se infecundo o ambiente regional  saneado pelo estadista Eclesiástico.


Aniversário Deputado João Celestino


O Coronel João Celestino


Por ocasião do seu aniversário ocorrido no dia 29 de Junho último quando se achava o Coronel João Celestino em Nioac, teve o nosso abalizado Chefe ocasião de receber por motivo desta data, cara a sua excelentíssima família e seus dedicados amigos, inúmeros  telegramas de felicitações não só desta capital como dos Municípios.


Não lhe tendo sido possível responder a esses comprimentos, dirigiu ele ao Doutor Carlos Berralho o seguinte Despacho em que ao mesmo tempo que agradece as felicitações, dá aos nossos amigos notícias da Excursão com que imenso proveito para o nosso partido está o estimado e prestigioso chefe, realizado na companhia do excelentíssimo  presidente do Estado.


"Nioac 8 de julho -  com muitos abraços e agradeço tuas felicitações. Seguindo agora para Ponta Porã sem tempo em absoluto para agradecer os comprimentos recebidos no dia 29 peço que os faças em meu nome pelo "O Matto Grosso" declarando me muito penhorado pela gentileza dos amigos".

A viagem Dom Aquino e Comitiva entre Campo Grande, Nioac, Ponta Porã, Bela Vista e Estação Telegráfica da Margarida  foi percorrida de automóvel semelhante a este. Muitos chamavam de Ford  Bigode.


Ford Modelo T é um automóvel produzido pela fábrica norte-americana Ford, que popularizou e revolucionou a indústria automobilística. Vigésimo projeto da marca, foi fabricado por 19 anos, entre 1908 e 1927.

Imagem e referência 

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ford_Model_T.






  1.  Dom Aquino e Comitiva em Ponta Porã

 

Excursão Presidencial 


Bella Vista - 10 de Julho 


Acaba de chegar nessa cidade sua excelência reverendíssima Dom Aquino Corrêa  Digno presidente do Estado  que foi recebido com flores e muitas festas nesta localidade, pelo partido mato-grossense.


Recepção do Excelentíssimo  presidente em Ponta Porã.


Bella Vista  - 5 de julho 1920

(Do correspondente especial)


Chegamos a Ponta Porã sendo recebidos o presidente e sua comitiva aquém de 3 Léguas por numerosos automóveis conduzindo pessoas gradas da localidade e antes uma légua  da chegada por imponente cavalgata.


Hospedagem foi fidalga, na residência do Dr. Baptista de Azevedo em frente à qual, no meio de grande multidão, orou em nome do Povo aquele amigo, respondendo Dom Aquino. 


No dia seguinte o partido Celestinista homenageou o presidente  com lauto Banquete de 80 talheres, comparecendo ao mesmo como em todas as festividades, distintas autoridades paraguaias civis e militares.


Dom Aquino visitou a Vila, as escolas públicas, a coletoria Estadual, os quartéis da polícia e da força federal. 


No dia 6 o nosso partido ofereceu no cinema Palma ao valoroso chefe Coronel João Celestino magnífico banquete de 80 talheres, causando bela impressão a profusão de luzes e artística decoração do recinto e a cordialidade que reinou durante o mesmo. 


Falou brilhantemente o Dr. Batista de Azevedo, pondo em destaque as qualidades excelentíssimo e reverendíssimo presidente do Estado e do seu ilustre chefe, afirmando a pujança do partido no município, respondendo o homenageado com sua palavra autorizada e fluente que calou fundo no ânimo dos convivas.


Discursaram ainda com mais caloroso entusiasmo, brindando o chefe pela vitória final que se aproxima os deputados Severiano Marques e Rosário Congro.


O presidente no dia seguinte, visitou o “Herval Japemi" distante 15 Léguas onde assistiu a elaboração da preciosa erva-mate.

A recepção do presidente do Estado  em Ponta Porã foi eminentemente popular e promovida pelo diretório Celestinista, não tendo comparecido a ato algum o Intendente municipal, não obstante, o mesmo Intendente, procurando diminuir o mau efeito causado pela sua grosseria oficial, distribuiu boletim na véspera da retirada de Dom Aquino  agradecendo a visita presidencial e convidando o povo para o bota-fora, comparecendo, entretanto, somente o mesmo poderoso elemento que fez a recepção.


Sendo inúmeras as reclamações recebidas por Dom Aquino contra as desmedida ambições da empresa "Matte" promoveu sua excelência uma conferência a que compareceram o diretor da mesma empresa e diversos membros do nosso diretório, o que são extremos defensores dos legítimos direitos dos posseiros, firmando-se um compromisso, pelo qual, a empresa, batida, desistiu de suas pretensões sobre as terras dos Dourados, ocupada há muitos anos por amigos nossos e mesmo por conservadores. Considera-se este fato, notável acontecimento reinando efusivo contentamento, sendo muito os conservadores que nunca foram aparados em seus direitos pelo seus chefes estipendiados pela empresa polvo, que abraçam agora nossa justa causa. 


A Excursão tem corrido muito bem a despeito do intenso frio reinante.



  1. Visita de Dom Aquino Corrêa a Bela Vista 

Excursão presidencial

A chegada de Dom Aquino e sua comitiva à Bela Vista Bela Vista
10 de julho 1920

Bella Vista - 14 de Julho 1920

A despeito do grosseiro telegrama que o Intendente Municipal Accyndino Sampaio, em seu obcecado e Vesgo partidarismo atirou a publicidade afirmado que o povo de Bela Vista não desejava a visita de sua excelência reverendíssima.

O Excelentíssimo Senhor Dom Aquino aqui chegou no dia 10 às 3 horas da tarde, onde entusiasticamente recebido pela população.

Nas portas da cidade e em frente ao quartel do segundo Esquadrão da Força Pública levantavam se artísticas Arcadas sendo uma delas a seguinte inscrição: "Deus abençoe O Peregrino audaz", sendo ali recebido por grande massa popular notando se também a população infantil das escolas, a oficialidade do décimo Regimento de Cavalaria , subindo aos Ares grande quantidade de fogos, colocados em lindas girandolas.

Uma banda de música do exército tocou excelentes peças desde a chegada de sua excelência.

Conduzido ao Edifício da escola foi o primeiro magistrado do Estado eloquentemente saudado pelo Doutor Carvalho Toledo, pelo professor Ludgero Ribeiro de Siqueira e pela Graciosa aluna Judith Prates, respondendo o presidente com sua costumada beleza oratória.

Sua excelência ficou hospedado no Palacete do Coronel Militão Loureiro

No dia seguinte Dom Aquino recebeu uma bela manifestação escolar, e à noite deu uma recepção a sociedade Bela-vistense, comparecendo muitas famílias e grande número de cavalheiros.

A fina flor da sociedade de Bela Vista acorreu prazenteiramente a essa recepção, dando a mesma um brilho e uma solenidade admirável.

Finda a simpática reunião realizou-se animado baile nos vastos salões das escolas, prolongando-se as danças até pela madrugada, ao meio do maior entusiasmo e alegria.

No dia 12 na residência presidencial teve lugar o importante Banquete de 40 talheres comparecendo as personalidades mais representativas e as autoridades civis e militares, exceto o Intendente que recusou o convite que lhe fora feito.

Foi orador o Dr. Carvalho Toledo que interpretou belamente o sentimento do Povo Bela-vistense respondendo de modo fino e elegante o primeiro magistrado do Estado.

Ontem sua excelência visitou quartel de Cavalaria do exército, sendo fidalgamente recebido pelo Comandante e oficialidade, assistindo com sua comitiva diversos exercícios de equitação que em todos deixaram a melhor impressão.

Oferecida depois de uma taça de champanhe, falou saudando o presidente, o comandante Pinho, saudação esta a que respondeu Dom Aquino com uma vibrante oração ao Exército Nacional, referindo-se eloquentemente aos feitos gloriosos de que aqui foi teatro pondo em relevo as figuras imortais do Camisão, Antônio João e outros heróis.

Visitou mais, a coletoria Estadual, a mesa de rendas federais, o Instituto "Rio Branco" e o quartel de polícia, onde o capitão Carneiro teve a satisfação de oferecer uma taça de champanhe a sua excelência, saudar o benemérito presidente, reafirmando a disciplina dos seus comandados que estão prontos acatar e defender o governo legalmente constituído.

O Dr. Lamartine Ferreira Mendes deu na sala do Fórum uma audiência em homenagem a sua excelência, comparecendo elevado número de pessoas.

A noite realizou-se num dos Salões do quartel da polícia um animado baile oferecido à  comitiva.

Hoje às 10 horas sua excelência o senhor D. Aquino despediu-se do povo e das escolas da Reunidas prosseguindo sua viagem para Porto Murtinho, debaixo de Frenéticas aclamações.

A viagem de Ponta Porã até esta Vila foi feita em 11 automóveis que seguiram até a Estação de Margarida onde serão tomados animais.

O regressam daqui para Campo Grande os deputados Severiano Marques e Rosário Congro e o Coronel Cecílio Mascarenhas.

De Ponta Porã, acompanhando D. Aquino acham se entre nós os nossos prestimosos amigos, Doutor Baptista de Azevedo, coronéis Álvaro Brandão, Arthur Azambuja e Onofre de Mattos, que regressarão amanhã.


  1. Dom Aquino e Comitiva - Porto Murtinho

Excursão presidencial 

Porto Murtinho - 21 de julho 1920


Revestiu-se de grande animação em importância o banquete oferecido ontem 20 de julho ao Coronel João Celestino Corrêa Cardoso seus amigos e correligionários daqui tomaram parte 22 convidados sendo nosso acatado chefe saudado e blindado pelo Dr. Cláudio Nogueira agradecendo a prova de carinho de que tinha sido alvo nosso chefe, teve ocasião de concitar os amigos a reunir em si, conjugar os seus esforços no sentido obterem na política local a vitória esperada e certa, por isso que além de outros elementos decisivos para vitória que possui o partido neste município tem ele a maioria absoluta do eleitorado.

Terminado o banquete reuniu em casa de residência do senhor Manoel Alves de Arruda em sessão solene a presidência do Coronel João Celestino próceres do Partido Republicano Mato-grossense local a fim de deliberarem sobre a reorganização do diretório e organização da chapa de Intendente e vice, com a palavra o Dr. Cláudio Nogueira propôs e foram aclamados os nomes dos Senhores Manoel Alves de Arruda e o de Hidelbrando Esteves, Valdemiro Correa, Luiz Ferreira da Costa e Joaquim Nunes Ferraz para membros do diretório e o nome do senhor Manoel Alves de Arruda para o de Intendente, para os lugares de primeiro e segundo vice intendentes estão indicados os nomes dos Senhores Antônio Francisco Alves Côrrea  e José de Paula Corrêa  respectivamente, a sessão que esteve bem animada compareceram mais de 40 eleitores. Dissolvida a reunião foi o nosso chefe acompanhado até o edifício onde se acha hospedados por todos os presentes.

Reina geral satisfação entre os nossos amigos.

Excursão presidencial
Dom Aquino em Porto Murtinho

A maléfica oposição conservadora

Brilhante discurso estigmatizando as oposições cegas e sistemáticas, que só visam interesses partidários inconfessáveis.

Porto Murtinho - 19 de Julho 1920
(Do correspondente especial)

Ontem às 18 horas chegou a esta Vila sua excelentíssima reverendíssima Dom Aquino Corrêa  e sua distinta comitiva.

Sua excelência que havia chegado no dia 17 a São Roque, onde pernoitou, foi ali recebido por uma comissão compostos dos Senhores Intendente Municipal, Juiz de Direito, promotor da Justiça, comandante da guarnição Federal, delegado de polícia e administrador da mesa de rendas, comissão esta que acompanhou a esta Vila, onde sua excelência foi recebido com a sua comitiva na estação da Via férrea Porto Murtinho - São Roque, pela população inclusive as escolas públicas e particulares, as quais com a sua presença deram um aspecto encantador a festa de recepção do primeiro magistrado do Estado.

Em seguida, foi sua excelência recebido solenemente no edifício da Câmara Municipal pelo Intendente, Presidente da Câmara e demais autoridades sendo aí saudado pelo Dr. Bernardo de Souza em nome do município e por vários alunos das escolas públicas do sexo masculino e feminino.

Agradecendo a manifestação e a prova de carinho de que fora alvo, sua excelência teve o ensejo de afirmar que não temia, nem condenava as oposições, muito pelo contrário, achava que as oposições são necessárias e benéficas para todos e qualquer governo desde que sejam elas criteriosas e sensatas o sujeitem os atos administrativos há uma crítica severa mas Imparcial e justa, visando unicamente a solução dos vitais problemas do Estado, condenava porém as oposições apaixonadas e sistemáticas cegas e injustas que, satisfazendo os interesses partidários inconfessáveis, colocam os interesses superiores do Estado para um plano inferior.


Estas são simplesmente maléfica.

Sua excelência proferiu tais palavras, em virtude da atitude digna e criteriosa do Senhor Intendente e do presidente da Câmara que, apesar de pertencerem ao negregado partido conservador, receberam-no oficial e cordialmente o presidente do Estado, rendendo lhe as homenagens a que tem direito.

Terminada a recepção na Câmara, foi sua excelência fotografado juntamente com todos os presentes, nas escadarias do Edifício Municipal.

Tendo-se retirado logo após para o belo prédio da companhia "Mate Laranjeira" onde se acha confortavelmente hospedados, assim como o nosso estimado chefe Coronel João Celestino.


Causou boa impressão no seio da sociedade murtinhense o convite do Intendente a sua excelência a fim de visitar esta Vila, assim como a recepção e hospedagem que lhe foram dispensadas e a sua comitiva, por parte das autoridades municipais.


Excursão presidencial
Dom Aquino em Porto Murtinho

Porto Murtinho - 23 de julho 1920
(Do correspondente especial)

Segunda-feira 19 de julho o presidente do Estado, acompanhado de sua comitiva, autoridade locais e pessoas gradas, visitou pelas 9 horas da manhã o saleiro Mato Grosso, de propriedade da firma Môali & Grosso Ledesma, onde foi gentilmente recebido pelo pessoal da administração que acompanhou sua excelência na sua visita ao estabelecimento, o qual foi percorrido detidamente examinando o preclaro chefe do Estado todos os seus departamentos, retirando-se uma hora depois, agradavelmente impressionado.

A convite do distinto tenente comandante da guarnição Federal daqui, sua excelência visitou também hoje em seguida o quartel da mesma guarnição.

A tarde, sua excelência visitou ainda a coletoria Estadual, onde se deteve no exame dos livros da mesma, a cadeia pública e a mesa de rendas.

Terça-feira 20 de julho, a sua excelência inaugurou o novo cemitério municipal e à noite compareceu ao banquete que lhe foi oferecido pelo Intendente geral em nome do município e que se realizou às 20 horas no edifício da Câmara Municipal.

Ao champanhe foi sua excelência saudado pelo Dr. Cláudio Nogueira, em uma bela oração ofereceu o banquete a sua excelência.

Respondendo, sua excelência reverendíssima o senhor Dom Aquino formulou votos sinceros pela prosperidade deste município e em seguida, sua excelência assistiu a uma sessão cinematográfica que lhe foi oferecida pela Companhia Matte Laranjeira.

Quarta-feira o presidente visitou o edifício da Câmara Municipal , as escolas públicas e o ginásio de Porto Murtinho , do qual se retirou muito bem impressionado, tendo distribuído prêmios a todos os alunos.

No mesmo dia, sua excelência , comitiva e autoridades locais, almoçou no saladeiro.

Durante o delicioso almoço, tocou uma boa orquestra, reinando a maior cordialidade entre os convivas.

Ao "Dessert" foi sua excelência saudado pelo senhor vice Consul do Uruguai, e teve para com sua excelência palavras elogiosas, cheia dos mais nobres e elevados conceitos.

A essa saudação que a todos impressionou tão agradavelmente respondeu Dom Aquino com formoso e ardente improviso.


Ontem 22 de julho, após haver sua excelência reverendíssima celebrado uma missa a qual compareceram todas as famílias de Porto Murtinho, sua excelência despediu-se da população e pelas 11 horas embarcou na "Lancha Cáceres" com a sua comitiva, sobre os adeuses de todos em demanda desta capital.


Sua excelência pretende visitar as povoações do Forte de Coimbra e do Ladário, não demorando-se em Corumbá.


  1. Regresso  à  Ladário e Corumbá. 

Corumbá  - 27 de Julho

Seguiu ontem às 20 horas a lancha Cáceres, conduzindo o presidente do Estado e sua comitiva.

Muito cedo daqui partiram ao seu encontro, no rebocador Corumbá, o Intendente geral, Cyríaco Toledo, vereadores Christião Motta, Leopoldo Peres secretário municipal , Afonso Magalhães Juiz de Direito, Dr. Quirino de Araújo, suplente Dr. Mattos Barros, Coronel Manoel Costa Lobo e Major Joaquim Vieira Ferreira Comandante e fiscal do décimo sétimo batalhão de caçadores, Capitão Dr. Gondim representando o comandante da circunscrição em inspeção no sul do Estado, Major Cardoso, Tenente Eudoro Correa, Frederico Carstens, capitão Pereira Delegado de Polícia, advogado Fausto Pereira, Doutor BierremBach promotor público, Salustiano Maciel presidente da associação comercial, padre Carrá diretor do Colégio Salesiano, João José Victório juiz de paz, Clodoveu Coelho representante da Companhia Minas e Viação, os quais passaram se para a lancha Cáceres muito além do Rabicho onde encontravam-se as ditas embarcações.

No Ladário, foi sua excelência Recebido e fidalgamente acolhido pelos distintos capitães de Fragata Diniz Junqueira inspetor do Arsenal e Priamo Muniz chefe da flotilha e digna oficialidade, tendo na visita que fez ao "capitania de Pernambuco" feito um disparo com um dos caminhões de Torre.

Coronel João Celestino revelou-se entusiasmadíssima com a situação do Partido mato-grossense em toda zona que percorreu tendo recomposto os diretórios de várias localidades com elementos capazes de assegurar a harmonia, a paz e o progresso nessas localidades e consequentemente preponderância do partido.

Toda a comitiva acha ser muito bem disposta.



  1. Dom Aquino e Comitiva Retorno para Cuiabá 


Excursão presidencial
Corumbá  - 27 de Julho

O regresso do Excelentíssimo senhor presidente do Estado

Telegramas acima noticiam a partir de Corumbá no dia 26 do corrente da lancha "Cáceres" em que regressam a esta capital sua excelência reverendíssima o senhor Dom Aquino Corrêa, Digno presidente do Estado e sua ilustre comitiva de que faz parte entre outros amigos o nosso prezado correligionário Coronel João Celestino Corrêa  Cardoso, prestigioso e membro da comissão executiva do Partido Republicano Mato-grossense.

Para recepção do preclaro chefe do Estado e distinta comitiva , esperados nesta capital domingo ou segunda-feira próxima, está sendo desde já promovida uma manifestação condigna aos altos merecimentos dos eminentes patrícios e que traduza a satisfação pelo seu feliz regresso da importante excursão feita as principais localidades do sul do Estado.

Porto Murtinho  - 25 de Julho

Durante a estadia aqui do nosso querido chefe Coronel João Celestino Corrêa Cardoso aderiu ao nosso partido os senhores Rufino Theodoro Júnior presidente da Câmara Municipal, Ataliba da Silva Fróes primeiro juiz de paz e Félix Piedade de Mattos empregado da mesa de renda, a estes novos amigos agradeceu muito penhorado o nosso bom e prezado chefe João Celestino, o procedimento altamente Digno e louvável que tiveram ultimamente às distintas autoridades municipais de Porto Murtinho, convidando o preclaro chefe do Estado para visitar a sua Vila, homenagem sincera e significativas que prestaram ao primeiro magistrado do Estado, recepção carinhosa e a hospedagem fidalga que lhe dispensaram, tudo isso são atEstados eloquentes da cultura cívica e política dessas autoridades.

Por essa Cultura estavam esses distintos cavalheiros tão distanciados dos conservadores que prima sempre pela ausência de civismo, da seriedade e da compostura, que constituíam se notas dissonantes no seio desse partido que professa a política pela capadoçagem.

A desigualdade de Conduta dignas autoridades municipais de Porto Murtinho entre os quais figuram os honrados cidadãos Que hora vem trazer ao nosso partido o concurso poderoso de sua solidariedade, da das autoridades municipais de Bela Vista que chegaram à extrema grosseria de publicar um telegrama dizendo que agradeciam a visita presidencial, bem mostra que essas distintas autoridades murtinhense estavam deslocados no seio do negregado conservadorismo.

Nossos Parabéns sinceros aos distintos e acatadas políticos que acabam de abraçar a causa pela qual se bate o nosso partido a todos e a cada um em particular a nossa redação envia os melhores cumprimentos.
___

Além destas valiosas adesões, foi reorganizado em Porto Murtinho o diretório do nosso partido, estando agora o mesmo aparelhado da melhor forma, em ordem a infligirmos aos nossos adversários a mais tremenda derrota.

Sobre esse fato auspicioso endereçou o nosso chefe Coronel João Celestino ao doutor Carlos Borralho o despacho que abaixo se vê:

Deputado Carlos Borralho
Cuiabá

Porto Murtinho - 20 de julho

Em presença de crescido número de amigos, acabo de reorganizar o diretório, de maneira a garantir a nossa indiscutível vitória no próximo pleito.

Amigos entusiasmado
abraços
João Celestino.

Excursão presidencial
Sua Excelência Senhor Dom Aquino regressa de sua Excursão ao Sul do Estado.

Esperada de hoje para amanhã, em nosso Porto a lancha Cáceres, a cujo borda regressa a esta capital, excelentíssimo e reverendíssimo senhor Dom Aquino Corrêa, Digno e honrado presidente do Estado, que viaja cercado da distinta comitiva que o acompanhou em uma longa excursão empreendida em maio passado, com a qual teve sua excelência por objetivo visitar e conhecer as principais localidades do sul do Estado.

Em um Estado de território tão vasto como o nosso e dotado ainda de tão limitado número de centros populosos, servido por escassas vias de comunicações, e outros recursos materiais que só a iniciativa do governo pode proporcionar com mais ou menos facilidade, ninguém deixará de reconhecer as grandes vantagens que de semelhante prática resultarão para o desenvolvimento de cada uma dessas localidades, desde que o governo conhecendo das necessidades que as absorvem, possa cuidar com interesse de removê-las e remediá-los.

Foi assim compreendendo que todas as populações por onde passou sua excelência se esmeram em acolher condignamente a visita do eminente chefe de Estado, disputando cada qual a primazia em prestar lhe as mais carinhosas homenagens e significativas demonstrações de acatamento, certas de tão insigne visita ser a portadora, para cada uma delas de medidas e providências governamentais que redundarão em mais um impulso para a sua prosperidade e adiantamento.

Tantas e tão extraordinárias foram, por toda a parte, as suntuosas festas e demonstrações de apreço prestadas ao honrado presidente do Estado, assumindo por vezes as proporções de verdadeira apoteose que a sua excursão constituiu-se de princípio a fim, uma longa e ininterrupta marcha triunfal , da qual ora regressa sua excelência, trazendo a firme convicção de que em todos os Recantos do Sul de Mato Grosso a sua autoridade goza o mesmo elevado prestígio, desperta a mesma simpatia e entusiasmo que lhe tributam as populações do Norte, sendo portanto, unânime a corrente de admiração e respeito que justamente faz auréola brilhante em torno ao representante máximo da autoridade do Estado.

De que sua excelência desde o início do seu governo sempre esteve animado dos melhores impulsos no sentido de prover as necessidades palpitantes do Estado são provas inconcussas e evidentes o grande número de Empreendimentos que tem encetado desde a construção de Pontes, casas para cadeias, quartéis e grupos escolares, até os de outros de maior monta como o estabelecimento de uma feira de gado, criação de uma fazenda modelo, introdução de reprodutores, serviço de imigração, a concessão de estrada de ferro e por último a execução das obras do porto de Corumbá, todos os quais têm  sido abordados, senão ainda realizados, achando-se uns em estudo, outros em andamento, de modo a não haver dúvida que o governo de sua excelência tem de fato procurado realizar Empreendimentos e resolver os grandes problemas que há tanto tempo se apresentam como os mais poderosos fatores para o engrandecimento do nosso futuroso Estado.


Convencidos dessa incontestável verdade, que os difamadores contumazes da situação não conseguiram sequer obscurecer, a população Cuiabana em sua grande maioria e o nosso partido em peso, acorrendo ao porto de desembarque para receber a primeira Autoridade do Estado, prestará ao insigne estadista Patrício não só homenagem devida ao seu alto cargo e merecimento, como o justo Preito de gratidão ao administrador ativo e pertinaz que tanto tem esforçado por elevar Mato Grosso e a sua capital altura dos seus grandiosos destinos.

Apresentando as suas mais reverente saudações o excelentíssimo prelado e presidente do Estado  a redação de "O Matto-Grosso" tem honra de renovar os votos sinceros pela sua felicidade pessoal e de seu benemérito governo.

Deputado João Celestino

Com a distinta comitiva que acompanhou o excelentíssimo senhor presidente do Estado em sua brilhante excursão ao sul do Mato Grosso, regressa hoje ao seio de sua excelentíssima família e ao convívio afetuoso dos seus inúmeros amigos e correligionários, o acatado membro da comissão executiva do Partido Republicano mato-grossense, o deputado João Celestino Corrêa Cardoso, que nesta redação ocupa com lustre e inteligência o posto de nosso abalizado diretor político. Tendo-lhe cabido representar o nosso partido na excursão presidencial, sua excelência conquanto entendesse deverem todas as homenagens a ser prestadas ao honrado presidente do Estado, foi alvo nas localidades que percorreu de expressiva as demonstrações de simpatia e apreço dos seus correligionários, as quais não podem se escusar, e durante o longo percurso que realizou, teve nos diversos municípios ocasião de mais se aproximar dos elementos que constituem o nosso grande partido, conquistando em inúmeras simpatias e adesões e presidiu em alguns deles a reconstituição de seus diretórios locais, concorrendo assim para maior consolidação da nossa invejável situação política no Sul.

Congratulando nos com o apreciado chefe pelas provas de distinção recebidas assim como pelos valiosos serviços que teve oportunidade de prestar ao partido, essa redação apresenta vivas e cordiais saudações ao querido diretor político regozijando-se por vê-lo brevemente restituído aos misteres em que tão precioso e eficiente sempre foram o seu concurso e a sua indispensável orientação.

A sua excelentíssima família os nossos mais respeitosos cumprimentos pelo feliz regresso do seu extremoso chefe.


  1.  Dom Aquino e Comitiva -  Homenagens no regresso à Capital Cuiabá

    Excursão Presidencial

    Sua excelência reverendíssima o senhor presidente do Estado regressa de sua excursão pelo Sul.


__ A chegada de sua excelência a esta Capital.


Tendo deixado o porto de Corumbá no dia 26 de julho próximo findo com destino a esta capital aqui chegou no dia primeiro de agosto do corrente, com seis dias de viagem, Excelentíssimo reverendíssimo Senhor Dom Aquino Corrêa  benemérito presidente do Estado, acompanhado da ilustre comitiva que com sua excelência percorreu em excursão os extensos, ricos e florescentes municípios do sul do Estado.

Dados os primeiros sinais da aproximação da lancha Cáceres em que viajava o digno e ilustre presidente, às 15 horas desde esse momento começou a fluir ao Porto de desembarque o povo desta capital. Já haviam então partido ao encontro de sua excelência reverendíssima em lanche especial, os dignos secretários de Estado doutores Benito Esteves e Henrique Fiorence e o doutor Bernadé A. Godim chefe de polícia.

O encontro dessas autoridades com o chefe de Estado, verificou-se logo ao defrontar o ponto do isolamento passando as mesmas autoridades para a lancha Cáceres que continuou sua marcha em demanda do nosso Porto onde atracou às 19 horas, efetuando-se sem demora.

O desembarque

Durante o qual foi sua excelência reverendíssima delirantemente aclamada pela extraordinária massa popular que ali aguardava com ansiedade a chegada do Preclaro chefe do executivo, recebido assim no meio do mais franco e comunicativo entusiasmo popular foi sua excelência conduzido ao Jardim da Praça Luís de Albuquerque, onde grande número de famílias e alunos do grupo escolar do segundo distrito aguardavam a sua passagem. No magnífico correto desse aprazível logradouro público ferreamente iluminado, recebeu o ilustre Presidente do Estado  a saudação do nosso partido proferida pelo verbo autorizado do nosso talentoso companheiro Ovídio Corrêa  que mais uma vez mostrou-se na altura da ampla confiança que lhe deposita o nosso invicto partido.

Terminada esta empolgante saudação, prosseguiu honrado chefe do Estado a sua marcha para Cidade, a pé, ladeado dos seus secretários de Estado, membros da Assembleia Legislativa e do tribunal da redação e da comissão executiva do nosso partido e seguido por extraordinária massa popular que formava um cortejo magnífico. Para entrar na Rua Quinze de Novembro teve sua excelência de passar por um belíssimo arco ali artisticamente levantado e onde se lia a seguinte inscrição:

"Salve Dom Aquino, benemérito administrador"

Nessa passagem, um grupo de menina, colocada no alto da fachada do suntuoso arco, representando cada uma delas um dos Municípios percorrido por sua excelência , envolveu o ilustre Presidente e sua comitiva em miríadas de pétalas de rosas.

Em seguida a esta cativante homenagem infantil, recebia o presidente.

As Continências Militares

Prestadas por uma companhia de guerra do primeiro batalhão da Força Pública em um Piquete de lanceiros do Primeiro Esquadrão de Cavalaria.

Esta força ostentava garbosa o uniforme branco e era comandada pela pelo disciplinado oficial Capitão Thomaz de Aquino Figueiredo .

O aspecto das ruas

No longo trajeto feito pelo egrégio presidente do Porto à cidade, passou sua excelência pela Rua 15 de Novembro, Avenida Presidente Aquino, Rua Coronel Peixoto, Praça Dom José, Praça da República, Praça Alencastro, Avenida Murtinho e Rua Barão de Melgaço.

Em todos esses pontos era considerável o número de famílias que saudavam na sua passagem, o festejado Patrício que nos governa. Essa fluência de famílias por toda a parte que tinha de passar o Digno presidente, dava à todas as ruas um aspecto festivo a desusada animação.

Despertou a atenção geral a todos impressionados agradavelmente a belíssima iluminação da Praça da República com os postes colocados em redor do monumento que ali está erigido.

Essa iluminação fora inaugurada nesta noite para comemorar a chegada de sua excelência reverendíssima , a quem cabe a honrada remodelação dessa praça.

Chegada ao Palacete Presidencial

As 20 horas mais ou menos, chegava o excelentíssimo presidente ao seu Palacete particular junto ao qual erguia-se um outro famoso arco com a inscrição:

"Ao honrado Presidente Dom Aquino Corrêa"

A porta de sua residência foi o preclaro estadista Patrício saudado pelo Desembargador Terêncio Velloso, em um discurso vibrante e magistral.

O Consumado orador falou em nome da família Cuiabana saudando excelentíssimo presidente pelo seu feliz regresso a esta sociedade que tanto o admira e estima.

Na sua brilhante oração teve o orador a ocasião de afirmar mais uma vez, as suas novas aspirações de paz e cordialidade da família Cuiabana e do Povo mato-grossense ideal esse que é sintetizado na pessoa do presidente que foi eleito unanimemente por esse povo para pôr em execução esse anelo e converter em realidade o seu programa de paz e trabalho, único capaz de levar Mato Grosso aos seus gloriosos destinos e terminou fazendo votos para a felicidade pessoal de sua excelência e de seu benemérito governo.

Seguiu-se com a palavra o inteligente advogado Leowigildo Martins de Mello que em nome da liga social católica mato-grossense apresentou a sua excelência os votos de boas-vindas em uma esplêndida e entusiástica oração.

Dom Aquino fazendo ouvir por último a sua palavra fácil, autorizada e arrebatadora, proferiu um eloquente discurso, fazendo referência aos principais tópicos de cada uma das orações que lhe foram dirigidas.

Assim, sua excelência agradeceu ao nosso partido o apoio franco que com toda a lealdade vem prestando ao seu governo, referência da sua comissão executiva fazendo-se representar na sua excursão por um dos seus mais distintos membros, Excelentíssimo Senhor Coronel João Celestino Corrêa  Cardoso e que é prodigalizara por toda a parte extraordinária as manifestações de apreço a primeira Autoridade do Estado, agradeceu a família Cuiabana a saudações de que foi interprete o íntegro magistrado, Desembargador Terêncio Velloso e que tão fundo me falaram na alma porque Cuiabá era sua família, a sua terra natal, agradeceu a manifestação da liga católica cujos sentimentos foram nobremente expressos pelo orador advogado Leowigildo Martins de Mello e por fim agradecia ao povo as demonstrações de carinho com que o recebia no Dia em que terminava a sua excursão.

Prolongada salva de palmas e reiterados vivas abafaram as últimas palavras de sua excelência, recolhendo-se ao salão de honra do seu Palacete, ali recebeu Excelentíssimo Senhor Dom Aquino os cumprimento de todos que o acompanharam.

Nessa ocasião, o nosso chefe, Coronel João Celestino, despedindo-se de sua excelência reverendíssima por ter de retirar-se para a sua residência recebeu do chefe do Estado um afetuoso abraço e muitos agradecimentos.

Homenagem ao Coronel João Celestino

Ao partir o nosso correligionário para o palacete de sua residência em movimento toda aquela multidão, acompanhando até sua residência.

Ao chegar diversos e calorosos vivas foram levantados o prestigioso e querido chefe ao nosso glorioso partido.

A banda de música do Primeiro Batalhão da Força Pública postada em frente ao seu Palacete saudava a entrada com uma linda marcha.

Foi intérprete do partido, saudando o denodado chefe o nosso ilustrado correligionário bacharel Philogonio de Paula Correa.

O orador teve ocasião de salientar os assinalados serviços prestados  ao nosso partido pelo ilustre chefe em todas as localidades por ele percorridas em companhia do Benemérito Presidente, já acabando com pequeninas dissensões, já pondo termos a velhas pendências, deixando o nosso partido nos municípios do Sul, unido forte, em todo o esplendor de sua coesão.

A essa saudação vibrante respondeu emocionado o nosso ardoroso Chefe, agradecendo aquela magnífica recepção feita ao seu grande amigo o excelentíssimo senhor presidente do Estado, confessando a satisfação que ele ia na alma por ver que os nossos correligionários do Sul do Estado, como que educados na mesma escola, possuiu o mesmo ardor, a mesma dedicação ao partido, a mesma disciplina política, o mesmo civismo, enfim que se nota entre os nossos correligionários do Norte.

Disse mais, que a sua satisfação era ainda tanto maior, quando considerava que as excepcionais homenagens prestada ao excelentíssimo presidente do Estado foram feitas do modo mais impressionante e com ausência completa dos elementos oposicionistas que aferrados ao partidarismo estreito e pequenino concorrer eles mesmos para que a pujança, a vitalidade do nosso partido se manifestasse mais esplêndida e brilhante.

Por último, manifestou o nosso querido chefe o seu contentamento por ver se novamente no meio dos seus correligionários desta capital de cuja convivência recordava de saudoso.

Em seguida recebeu o prezado chefe os comprimentos individuais de cada um dos correligionários que visivelmente contentes se mostravam com o regresso do acatada Chefe.

A nossa redação envia mais uma vez ao benemérito e usado presidente do Estado Dom Aquino Corrêa, ao seu ilustre diretor político Coronel João Celestino e aos demais distintos membros da comitiva presidencial as suas efusivas saudações de boas-vindas.

Anexo 1.

Eleições  de D. Aquino 1917 - Nioac 


Telegrama 

Nioac


Aníbal Toledo interventor 

Mesa eleitoral pelo Partido Republicano Mato-grossense.

Foi organizada a mesa Eleitoral

De Nioac  - 22 de outubro 1917


Mesmo contra a determinação de Aníbal por intermédio de Afonso Rufino foi hoje organizada a mesa eleitoral pelo juiz de paz José Martins, mesário suplentes Licurgo Vianna, Antônio Neto,  Celso Guedes e Bento Rodrigues.


Os  leitores satisfeitos esperam dia de sufragar os nomes dos eminentes amigos que compõem a chapa hoje enviada. 

Saudações.

Pelo diretório Celso Guedes.


Resultados das Eleições. 

Partidos  Republicano Conservador e Partido Republicano Matogrossense 

Dom Aquino em Nioac

Congratulações


Nioac 1 de novembro 

Resultado das eleições de hoje para presidente do Estado Bispo Aquino 119 votos, Manoel Luiz Cuiabano dois votos, para vices-presidentes Antônio Ferrari Bueno do Prado e Francisco Paes 120; votos para deputados estaduais - na nossa  chapa 108 votos, conservadores 12 votos;  candidatos do Bispo 120.

 saudações 

Aquidauana 2 de novembro 

Vencemos novamente 100 por 111

Congratulações.


Resultados Geral no Estado

As eleições de 1º e 2 de novembro 1917


 A estupenda vitória do Partido Republicano mato-grossense.


Com a máxima liberdade e amplitude de garantias asseguradas a ambos os partidos pela eficácia das providências a tempo decretados pela intervenção, realizaram em todo Estado nos dias 1 e 2 do corrente, os Renhidos  pleitos eleitorais para reconstituição dos poderes executivos e legislativos do Estado e renovação dos cargos eletivos das municipalidades, cujos mandatos estão prestes a terminar.


Dadas as condições de intenso exercitamento das opiniões, determinadas pelas lutas políticas precedentes, não teve o acordo político realizado entre os partidos, quanto as eleições estaduais, o efeito de amortecer o interesse e o entusiasmo que esses peitos vinham despertando no espírito do eleitorado, o que se evidenciou de uma maneira eloquente pelo considerado o número de sufrágios recebidos em todas as localidades, em proporção ao alistamento realizado.


Se não fosse as vergonhosas chicanas os recursos inescrupulosos e injustificáveis de que lançaram mão os nossos adversários nesta capital, no Melgaço, em Corumbá e Campo grande, fechando propositadamente várias seções eleitorais, pelas localidades outras em povoações distantes da residência dos eleitores com intuito Manifesto de impedir que os nossos correligionários pudessem exercer o seu direito de voto ou com o fim de evitar que ficassem conhecida a sua inferioridade numérica e não teriam  nenhum outro fato a registrar, tal atitude calma e ordeira e a perfeita regularidade com que em todos os municípios correram essas eleições, bastante disputadas em diversos pontos, o que é a prova irrecusável da confiança que a todos inspiram os atos de imparcialidade da intervenção, como também do caráter ordeiro do nosso povo e dos seus alevantado sentimentos cívicos já bastante educados e apurados para as lutas pacíficas dos comícios e das manifestações coletivas da sua vontade soberana.


Nesse prélio grandioso em que o povo de Mato Grosso, de novo lançou as bases para a recomposição da Autonomia e da sua integridade, Coube como sempre afirmamos, ao nosso glorioso partido a palma da Vitória pela maioria de votos alcançados em quase todos os municípios, mesmo em alguns onde a ação  partidária dos juízes politiqueiros se havia feito sentir no alistamento em favor das  desgastadas hostes conservadoras.


Congratulando-nos com os beneméritos e esforçados correligionários de todo o Estado pelas duas novas e brilhantes jornadas que vamos de escrever em anais do nosso partido temos, a satisfação de oferecer-lhes em seguida o resultado até agora conhecido desses prélios memoráveis.


Eleições  de 1 de novembro 

PRMG - PRC

Capital 

1 Secção 176 - 145

2 Secção 107 - 104

6 Secção 105 - 92

7 Secção 125 - 73

V. Grande 105 - 85

Brotas 79 - 74

Guia 63 - 21

Chapada 67 - 0

Santo Antônio 395 - 0

Melgaço 211 - 221

Livramento 62 - 13

Poconé 198 - 277

Rosário 273 - 104

Diamantino 216 - 0

Araguaia 1 Seção 78 - 0

Coxim 126 - 0

Corumbá  - 368 - 231

Miranda 94 - 107

Nioac  107 - 14

Campo Grande 297 - 113

Bella Vista 65 - 101

Sant'anna do Paranayba 95 - 0



Anexo 2


Rompimento do Acordo Político   entre os Partidos:

Partido Republicano Matogrossense - PRMG - Celestinistas (Partido do Presidente do Estado de Mato Grosso Dom Aquino).


Partido Republicano Conservador- PRC - Azeredistas 



Nioac 

O povo exulta de júbilo com a notícia do rompimento dos conservadores.


Nioac  29 Março 1920


Notícia do rompimento dos conservadores com Dom Aquino, foi recebida aqui com franca demonstrações de regozijo. Apos o recebimento do telegrama noticiando a nova atitude do governo diante das investidas dos adversários o povo reuniu-se na Praça 15 de novembro e levou a efeito uma passeata indo  cumprimentar em sua casa o Coronel David Medeiros e outros membros do diretório do Partido Mato-grossense representando nas pessoas dos seus membros tenentes-coronéis Avelino Nogueira, Gilberto Alves e aquele prestimoso amigo. 


Falaram o doutor Fontes Casaes e o professor Emydio Fernandes, congratulando-se com os denodados representantes do pujante Partido, pelo memorável acontecimento.


Em nome do diretório falou o seu secretário advogado Demosthenes Martins, esclarecendo a atitude do honrado Governo de Dom Aquino, contra quem os conservadores rompiam hostil campanha.


O orador elogiou em termos  calorosos a benemérita orientação administrativa e política do preclaro estadista que atualmente dirige Os destinos de Mato Grosso e mostrou a diretriz a que se traçaram os conservadores que, sem apoio na opinião pública não trepidam em tomar resoluções provocadores de ódios e fomentadoras de difamações no seio da família Mato-grossense, tão-somente para saciarem as suas ambições de mando. Aos vivas entusiástico aos nossos ínclitos chefes, Senador Pedro Celestino, Coronel João Celestino, Doutor Severiano Marques, Doutor Carlos Borralho e ao diretório local, dispersou-se a passeata na melhor ordem. Os conservadores cabisbaixos maldizem da péssima situação em que os colocou a desastrada chefia de Anibal.


O Intendente do município,  o presidente da Câmara, o diretório mato-grossense, autoridades e os representantes das classes produtoras do Estado, telegrafaram a Dom Aquino, hipotecando inteira solidariedade na atual emergência.


Aníbal, como ficha de consolação aos seus descrentes correligionários telegrafou comunicando que havia rompido com o governo, tendo resolvido ir ao Rio impetrar Habeas Corpus em favor do vice-presidente visto ser inconstitucional o governo de Dom Aquino que foram eleito  sem ser eleitor. Antônio Netto em uma roda íntima onde expandia suas tristezas de político desiludido, teve a seguinte frase: "este Anibal ainda nos acredita uns tolos? Vive nos mostrando quimeras! De  esperança em Esperança vamos nos afundando no ostracismo"


O Netto custou, mas afinal compreendeu a sua situação e dos seus amigos.


Nioac - 4 de abril 1920


Telegrama dali enviados noticiaram em 27 do mês passado haver sido expedida pelo telégrafo O Manifesto de Dom Aquino, dirigida ao povo mato-grossense entretanto, Até hoje ainda se arrasta a passos de cágado através das preguiçosas Linhas telegráficas esse importante despacho que tanto empenho à população tem de conhecê-la, pela sua importância política. Não há, infelizmente, motivo para estranharmos, pois conhecemos sobejamente a péssima administração da estação de Aquidauana onde o serviço dos Telégrafos está entregue a indivíduos desidioso e incompetente. É provável também que a politicalha dos conservadores esteja influenciando no retardamento da expedição do aludido Manifesto que vem sobre a nota de urgente. Temos fundadas razões para acreditarmos que a demora é  exclusivamente da estação de Aquidauana sede do 2º Distrito telegráfico. Da energia do diretor, Dr. Antônio Penido, esperamos providências que venham coibir Tais irregularidades que há tanto tempo se reproduzem.











Nenhum comentário:

Postar um comentário