NIOAQUE, Memórias do Século XXI.
Cronologicamente o Século XXI compreende entre os anos de 2001 ao ano de 2100. Portanto, estamos caminhando as duas primeiras Décadas.
Cronologicamente o Século XXI compreende entre os anos de 2001 ao ano de 2100. Portanto, estamos caminhando as duas primeiras Décadas.
O
Século XXI é marcado por novos processos de registrar os fatos Históricos e os
processos de gestão pública, privada,
filantrópicas.
O
Conhecimento, as informações, são hoje grande valores de “poder”. Conhecimento é Poder.
O
Exercício das atividades humanas caminham para um domínio de ferramentas cada
vez mais complexas.
Esta
complexidade está pautada sob o mundo digital. Tecnologia da Informação e
Comunicação.
A
Gestão pública (Administração da Máquina Publica: Município, Estado, Nação; Educação, saúde, segurança, cultura, esporte,
turismo, economia, meio ambiente, serviços públicos diversos...) estão cada dia
mais sujeitas a um controle unificado, através das legislações, controle de
gastos, prestação de contas. A Denominação mais apropriada para designar o
controlo sob a gestão pública, são “as políticas públicas”; ou seja, a
políticas publicas para a educação, saúde, segurança, esporte, meio ambiente...
A
principal função dos gestores públicos não é mais fazer as coisas do seu jeito,
da sua cabeça, há programas definidos em legislações para ser executados e
implementados.
O
desenvolvimento do Setor privado está
cada vez mais submetido aos modelos ideológicos adotados pelos gestores.
Uma
modalidade de Serviços que avança cada década com numero maior, são as
instituições não governamentais, sem
fins lucrativos específicos; são as chamadas ONGs; que preenchem os espaços, as
lacunas, as deficiências do Poder Público, do Estado.
Outro
aspecto que envolvem cada vez em proporções acentuadas são as interdependências
e as integrações entre grupos sociais, municípios, Estados, Países, é a
Globalização.
Com
o domínio das tecnologias de comunicação e informação, o Planeta não dorme
mais. Tudo está circulando em tempo
real. Internet, TV. Satélites, Rádios, Celulares, Computadores, Aviões, o
dinheiro, a circulação e produção de mercadorias, bens de serviços. Tudo circula a uma velocidade sem limite,
fomentando a grande “teia Global”.
Dentro
desta concepção os “fatos históricos” estão interligados as outras áreas do
Conhecimento. Aquilo que demorava semanas, meses, anos para chegar ao conhecimento
de todos, agora chega instantaneamente.
Até pouco tempo atrás os registros eram todos em cadernos, livros,
revelação de fotos e filmagens. Hoje, é
quase tudo digital e com sistemas integrados.
Os registos estão armazenados e veiculados por ferramentas digitais.
Os
formulários, as Estatísticas, os gráficos, páginas de Web, provedores de
internet estão substituindo os papéis e os impressos. Assim, pesquisar os fatos
históricos e divulgar os mesmos somos dependente de mundo, os o conhecimento
está armazenado, no que os técnicos chamam de “Nuvens” ou seja estão arquivados
nos HDs, CDs, DVDs, Pen Drive e outros dispositivos de gravação e armazenamento e recuperação destas mesmas
informações.
Diante
deste fato, ao estar divulgando alguns fatos da vida histórica do Município de
Nioaque, tenho a oportunidade de entrar
em contato com três séculos e cada época
apresenta suas próprias linguagens.
Embora, as necessidades básicas da
sociedade são sempre as mesmas, saúde, educação, saneamento, estradas,
produção, comercialização....
Nioaque,
As Memórias do Século XXI, estão distribuídos dentro de quase 50 Seções, cada
qual, abordando uma temática descritiva, estatística.
Os Temas do Século XIX
foram subdivididos por Capítulos: Século XX em Tópicos e o Século XXI em
Seções. Esta é apenas uma Estrutura Didática.
As
estatísticas dos diferentes Institutos, entre outros o IBGE, são os coletores
das informações das mais diversas da vida social. Na posse e tabulação das estatísticas,
extrai-se conclusões e destas conclusões
analíticas, servem de parâmetros para nortear os trabalhos dos gestores
públicos e também a onde deverá aplicar os recursos oriundos das receitas dos
impostos pago pelos cidadãos.
Saber
ler, interpretar, decodificar as informações codificadas em tabelas e gráficos
é necessário mais que ideologias política partidária, é preciso de uma
equipe com conhecimentos técnicos que
possam auxiliar na formulação dos projetos, programas, ações públicas, privadas
e das ONGs.
Então
caro leitor, é preciso um pouco de paciência e de aprendizado para a compreensão
das informações que aqui estão sendo disponibilizadas.
Mas
diga-se de “relance” ao entrarmos neste mundo digital e virtual, é necessário
saber “filtrar” a busca pelas informações, conhecimento, dados
disponibilizados. Do contrário, “navegamos”
e acabamos ficando com o pensamento nas “nuvens”.
O
Desejo, que o leitor, o internauta, seja um pesquisador, e não apenas um mero “plagiador”
dos conteúdos de outrem.
História
é um estudo em constante reestudo, releitura, construção e desconstrução dos fatos construídos pelos grupos em
sociedade.
Todos
somos História!
A
importância em saber fazer as leituras das Tabulações Temáticas, pois quando é possível delineá-las
cronologicamente com vários períodos, por exemplo, anos 1980, 1990, 2000,
2010... permite avaliar os avanços, sucessos, desenvolvimento, crescimento,
quantificação, qualificação ou ou insucessos, decréscimos, percas etc.
Por
exemplo, através da leitura das tabelas, permite saber se o numero de
habitantes do município está aumentando, estagnando ou crescendo; numero de
mortes; nascimentos; alunos; doenças mais comuns; ou produções agropecuárias,
comércio, serviços.
Analisando,
comparando, estudando, causas e resultados, interferências, é possível realizar
um planejamento prognóstico para o futuro.
E
tradicionalmente, História é conceituada como o estudo dos fatos passados, para
se compreender melhor o que está se sucedendo no presente e de pose deste
diagnóstico planejar as ações do Futuro.
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