BEM VINDO

Seja bem-vindo. NIOAQUE NO CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULOS XIX-XXI NA HISTORIA DO MATO GROSSO DO SUL Hoje é

quarta-feira, 4 de maio de 2016

TÓPICO 50 - NIOAQUE NA HISTÓRIA DOS PREFEITOS E VEREADORES - 1890 - 2016


João Ferreira Mascarenha
Coronel da Guarda Nacional
Vereador, intendente, Deputado por Nioaque.


1º CENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
RELAÇÃO DE PREFEITOS E VEREADORES 1890 - 2016
18 DE JULHO DE 1890
18 DE JULHO DE 1990

APRESENTAÇÃO

"QUEM AMA O QUE FAZ
FAZ MUITO MAIS"
DR. ANASTÁCIO MARTINS CORONEL - PREFEITO

"NIOAQUE: UM CENTENÁRIO DE HISTÓRIAS,
UMA VIDA CHEIA DE MEMÓRIAS”
PROF. JOSÉ VICENTE DALMOLIN - SECRETÁRIO


NIOAQUE MT. 18 DE JULHO DE 1890
NIOAQUE MS. 18 DE JULHO DE 1990

<><><><><><><>

INTRODUÇÃO

NIOAQUE está aniversariando e não poderíamos esquecer as memórias das nossas autoridades, que administraram o Município desde a sua criação, em 18 de Julho de 1890.

Afinal, e um CENTENÁRIO de Emancipação política e neste ano de 1990, para homenagearmos todos os nioaquenses filhos e não filhos, escrevemos estas paginas, simples, mas cheia de gloria e de Historias.

O Civismo e o culto não apenas ao passado, mas acima de tudo ao presente da nossa cultura, da nossa História, da nossa economia, da nossa política, das nossas crianças, dos nossos jovens e dos nossos idosos.

O Civismo é uma ação política, e por isso mesmo, iniciamos as paginas desta homenagem com a apresentação das primeiras leis que criaram o Distrito e o Município de Nioaque.

Prosseguimos apresentando a relação nominal do: ex-prefeitos e vereadores que administraram o Município de Nioaque nestes cem anos.

Enfim, e um pouco do meu civismo para com esta cidade Histórica, Patrimônio da Historia do Estado do Mato Grosso do Sul.


<><><><><><><>


SEÇÃO I
LEI PROVINCIAL Nº 506/1877

No dia 24 de Maio de 1877, o então povoado de Nioaque foi elevado a categoria de Freguesia, no Município de Miranda.
Freguesia, termo eclesiástico, e o mesmo que Distrito de Paz, Paróquia. Nesta ocasião Nioac, passou a denominar-se de Freguesia de Levergeria.

Conheça a integra da Lei Provincial Nº 506/1877, que criou o Distrito de Nioaque.

“Lei N° 506 A Assembléia Legislativa Provincial Decreta:

Artigo 1º - Fica elevada a categoria de Freguesia com a denominação de Levergeria e sob a invocação de Santa Rita a Povoação de Nioac.

Artigo 2º - Seos limites serão: Partindo da confluência dos rios Miranda e Nioac, uma recta ao morro asul, na margem esquerda do Aquidauana, desse ponto, Aquidauana acima, pela margem esquerda, ate a sua mais alta origem no lugar denominado de - Pontinha - no caminho para Camapoã: - da Pontinha - uma recta as cabeceiras do rio Samguessunga e por este abaixo pela margem direita, até a sua fóz no rio Paraná; por este abaixo,margem direita ate os limites do Império com a Republica do Paraguay, deste ponto os limites ate o marco assentado nas cabeceiras do rio Apa, daqui uma recta as cabeceira do Miranda e por este abaixo, margem direita, ate a sua junção com o rio Nioac.
Artigo 3º - Esta Freguesia fará parte do Município de Miranda.
       ^.
Artigo 4º - Ficão revogados as disposições em contrario.

Paço da Assembléia Legislativa Provincial de Matto-Grosso em Cuyabá, 24 de Maio de 1877.

O Presidente, João de Souza Neves
1º Secretario, Gabriel de Souza Neves
2º Secretario, Francisco Leite de Pinho e Azevedo".

<><><><><><><>

SEÇÃO II
DECRETO ESTADUAL Nº 23/1890

No dia 18 de Julho de 1890, apos oito meses da proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, em 15 de Novembro de 1889, o General Antônio Maria Coelho, Governador Provisório do Estado de Mato Grosso, nomeado, pelo Presidente Provisório do Brasil, Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, sancionou o Decreto que elevou a Freguesia de Nioaque a Categoria de Vila, criando assim, o Município, desmembrando da área e administração de Miranda.   Uma área de aproximadamente 200.000 km². Nesta ocasião, retoma a denominação de Levergeria (l).

Conheça o Decreto que criou o Município de Nioaque na sua íntegra:

“DECRETO Nº 23

O GENERAL DE DIVISÃO ANTÔNIO MARIA COELHO, GOVERNADOR DO ESTADO DE MATTO-GROSSO, POR ACCLAMAÇÃO DO POVO E NOMEADO PELO GOVERNO PROVISÓRIO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL, USANDO DA ATRIBUIÇÃO QUE LHE CONFERE O § 1º DO ARTIGO 2º DO DECRETO Nº 7 DE 20 DE SETEMBRO DE 1889 - DECRETA:

Artigo 1º - Fica elevada a cathegoria de Villa, constituindo termo unido a Comarca de Miranda e Município próprio a Freguesia de Levergeria.

Artigo 2º - Ficão alterados os limites que a mesma Frequesia marcou a Lei 506 de 1877 para os seguintes:

Numa recta que partindo da confluência do rio Miranda e Nioac, vá ter ao morro azul a margem esquerda do Aquidauana, margem esquerda deste ate a sua mais alta origem no logar denominado Pontinha,na estrada de Camapoã, e da Pontinha outra recta que vá ter as cabeceiras do Sangue sunga e pela margem direita deste ate a sua foz no rio Paraná e pela margem direita do Paraná, ate o Iguatemy, seguindo-se a linha da fronteira até o marco das cabeceiras do rio Apa, margem esquerda deste ate o rio Pedra de Cal e por es e acima ate a sua cabeceira e dahi as do ribeirão Prata e a sua confluência no rio Miranda e margem direita deste ate a foz do rio Nioac.

Artigo 3º - Revogam-se as disposições em contrario.

Palácio do Governo do Estado de Matto-Grosso em Cuyabá, 18 de Julho de 1890.

Antonio Maria Coelho”.

Nota (1) Levergeria, homenagem a Augusto Leverger, presidente da Província de Mato Grosso, historiador e geógrafo. Esta denominação durou de 1877 a 1883 e em um segundo momento, de 1890  a   1892  Leis nº 506/77, 612/83, Dec. 23/90 e Lei 13/92.


<><><><><><><>



SEÇÃO III
INSTALAÇÃO DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL DE NIOAQUE

Quando foi criado o Município de Nioaque (1evergeria), em 18 de Julho de 1890, para administra-la um Conselho de Intendência foi nomeado pelo Governador de Mato Grosso General Antonio Maria Coelho, em conformidade com o Decreto n° 4 de 5 de Fevereiro de 1890, cujo teor inicial é o seguinte:

Artigo 1º - “... o poder Municipal será exercido por um Conselho de Intendência Municipal, de sete membros na Capital e cinco nas demais Villas e cidades.

Artigo 2º - A nomeação e exoneração dos membros desses Conselhos e da competência do Governador do Estado, assim como a indicação de substituto nos impedimentos transitórios de qualquer delles.

Paragrapho único - Os Presidentes e Vice-Presidentes serão eleitos pelos respectivos Conselhos dentre os seus membros..."

Os cinco membros nomeados e indicados por meio do oficio nº 442 de 21 de Julho de 1890, foram os seguintes cidadãos:

  • Tenente de Cavalaria da Guarda Nacional -  Zozimo Francisco Gonçalves;
  • Alferes do Exercito Brasileiro do 7º Regimento de Cavalaria Ligeira de Nioaque  - Luiz José Pinto de Figueiredo;
  • Coronel João da Silva Barboza, Comandante do 7º RCL;
  • Major Francisco David de Medeiros, oficial do 7º RCL;
  • Cidadão José Lemes da Silva.
<><><><><><><>

No dia 14 de Novembro de 1890, procedeu-se a eleição para escolher o Presidente e Vice do Conselho da Independência Municipal da Vila de Niaque (Levergeria); sendo eleitos:

Presidente -  Zozimo Francisco Gonçalves e
Vice-Presidente -  Luiz Jose Pinto de Figueiredo.

A seguir a integra da Ata:

“N’esta Villa de Levergeria em sessão solene a publico aos catorze dias do mês de Novembro do anno de mil oitocentos e noventa, primeiro da Republica, reunidos de previa conversão na casa de morada do Coronel João da Silva Barbosa, os cidadãos abaixo assignados, nomeados pelo Cidadão General de Divisão, Barão de Amambay, Governador d'este Estado, por officio nº 442 de 21 de julho do corrente anno para comporem o Conselho de Intendência Municipal d'esta Villa; depois de comprometterem-se     sob  palavra de honra e cumprirem fielmente com as suas obrigações inherentes aos seos cargos, foi instalado o referida Conselho da Intendência da Indicada Vila, procedeu-se a votação para Presidente, sendo eleito por maioria de votos o cidadão Tenente Coronel Zozimo Francisco Gonçalves, procedeu-se também em seguida a votação para Vice-Presidente dando em resultado sendo eleito por maioria de votos, o cidadão Alferes Luiz Jose Pinto de Figueiredo. Tomando a presidência, o Tenente Coronel Zozimo, nomeou para servir de Secretário Ad-Hoc, o Cidadão José Lemes da Silva.

Também foi nomeado uma comissão dos cidadãos José Lemes da Silva e Luiz José Pinto de Figueiredo, para apresentarem um projeto de regimento interno na primeira sessão ordinária. Não havendo edifficio desocupado e appropriado para n'elle funccionar esta Intendencia, foi offerecido pelo cidadão Presidente da mesma casa de sua residência que se possa obter casa própria ou alugada nas condições de se prestar fim. E nada mais havendo a tratar-se na presente sessão ordinária e eu o cidadão José Lemes da Silva, servindo de secretario Ad-hoc, a escrevi, assignado como demais membros.

Assignaturas:
Zozimo Francisco Gonçalves,
Luiz José Pinto de Figueiredo,
João da Silva Barbosa,
David de Medeiros,
Jose Lemes da Silva”.

<><><><><><><>

SEÇÃO  IV
PRIMEIRA ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE NIOAQUE

No ano de 1892, 27 de Outubro, procedeu-se em todo o Município de Nioaque a primeira Eleição Municipal para elegerem o Intendente Geral, Vice-Intendentes e Juízes de Paz.

Compunha seções eleitorais do Município de Nioaque: Nioaque, Santo Antônio de Campo Grande, Vacaria, Ponta Porã e Bela Vista.

O Executivo Municipal esta constituído por Intendente Geral e auxiliado por dois Vice-Intendentes o Legislativo por cinco Vereadores.

A posse transcorreu no dia 1º de fevereiro de 1893 e o termino do mandato no dia 31 de dezembro de 1896

Foram eleitos:
  • Intendente Geral                    João Luiz da Fonseca e Moraes,
  • Vice Intendentes                   Joaquim Augusto de Oliveira Cezar,
            • Olimpio Monteiro Lima.


  • Vereadores                             João Ferreira Mascarenhas,
            • Domingos Martins Barbosa,
Vicente Anastacio,
José Antonio Gonçalves Teixeira
Pedro Ponce.


<><><><><><><>



SEÇÃO V
RELAÇÃO NOMINAL DOS EX-INTENDENTES/PREFEITOS DE NIOAQUE
RELAÇÃO DO CONSELHO DA INTENDENCIA MUNICIPAL/VEREADORES

a) CONSELHOS DA INTENDÊNCIA
1º 14 de Novembro de 1890

- Ten.Cel. Zozimo Francisco Gonçalves – Presidente
- Alferes Luiz José Pinto de Figueiredo - Vice,
- Cel. João da Silva Barbosa
- Maj. Francisco David de Medeiros
- José Lemes da Silva - Secretário

<><><><><><><>

2º 06 de Abril de 1891

- Tem. Cel. Zozimo Francisco Gonsalves, Presidente
- Maj. Francisco David de Medeiros - Vice,
- Athanazio d'Almeida Mello
- Augusto Anderson
- José Lemes da Silva
José Alexandre Monteiro - Secretário.

<><><><><><><>
3º 02 de Dezembro de 1891


- Ten. Cel. Zozimo Francisco Gonçalves - Presidente,
- Maj. Francisco David de Medeiro - Vice,
- Athanazio d'Almeida Mello,
- Eduardo Peixoto Freire Giraldes,
- Cel. João Ferreira Mascarenhas,
José Alexandre Monteiro - Secretário

<><><><><><><>

4º 13 de Fevereiro de 1892

- Maj. Francisco David de Medeiros -Presidente
- João Ferreira Mascarenhas - Vice,
- Augusto Anderson,
- Eduardo Peixoto Freire Giraldes,
- Athanazio d'Almeida Mello
José Nelson Santiago - Secretário.

<><><><><><><>

5º 16 de Maio de 1892 a 31 de Janeiro de 1893

- Cel. João Ferreira Mascarenhas - Presidente,
- Vicente Anastacio - Vice,
- José Antonio Gonçalves Teixeira,
- Eduardo Peixoto Freire Giraldes,
- Athanazio d'Ameida Mello,
José Nelson Santiago - Secretário.

<><><><><><><>

b)  INTENDENTES MUNICIPAIS (2)

01.02.1893  -  Cap. João Luiz da Fonseca e Moraes
Vices - Joaquim Augusto de Oliveira
Cezar e Olimpio Monteiro Lima.

<><><><><><><>

01.01.1897 - Cap. Pio Rufino
Vices - Cap. Henrique José Pires Martins e Candido Pinheiro.

<><><><><><><>

02.04.1900 - Joaquim Cezar

<><><><><><><>

01.01.1903 - Eduardo Santos Pereira

<><><><><><><>

08.08.1906 - Affonso Rufino

<><><><><><><>

23.10.1909 - Cel. Feliciano Ramos Nazareth

<><><><><><><>

30-01.1912 - José Alvares Sanches Surga

<><><><><><><>

01.03.1912 - Anizio Cardoso

<><><><><><><>

19.08.1912 - Dr Anibal Coelho

<><><><><><><>

19.11.1912 - Jorge Ramos Nazareth

<><><><><><><>

06.01.1915 - Joaquim Anastacio Monteiro de Mendonça

<><><><><><><>

15.12.1915 - João Ferraz

<><><><><><><>

12.01.1916 - Anizio Cardoso

<><><><><><><>

12.08.1917 - Augusto Ferraz

<><><><><><><>

04.01.1918 - Francisco de Paula e Souza

<><><><><><><>

24.10 1918 - Jorge Ramos Nazareth

<><><><><><><>

20.01.1919 - Francisco de Paula e Souza

<><><><><><><>

12.05.1920 - Assis Medeiros

<><><><><><><>

03.07.1920 - Demosthenes Martins

<><><><><><><>

02 01.1923 - Cel. Alarido David de Medeiros

<><><><><><><>

01.06.1924 - Cel. Avelino Nogueira

<><><><><><><>

31.07.1924 - Cel. Alarico David de Medeiros

<><><><><><><>

01 01,1927 - Cel. José Elias de Almeida

<><><><><><><>

01.06.1928 - Alziro Lopes da Costa

<><><><><><><>

02.08.1928 - Paulo Xavier

<><><><><><><>

01.01.1929 - Cel. Avelino Nogueira

<><><><><><><>

11.11.1929 – Cel. José Elias de Almeida

<><><><><><><>

07.01 1930 - João Baptista Ferreira

<><><><><><><>

04.02.1931 - Rodolpho Xavier

<><><><><><><>

12.06 1931 - Cel. Alarico David de Medeiros

<><><><><><><>

02.01.1932 - Alziro Lopes da Costa

<><><><><><><>

05.05.1933 - Cel Avelino Nogueira

<><><><><><><>

09.11 1934 - Cel. Alarico David de Medeiros

<><><><><><><>

18.04 1935 - Pio Rufino

<><><><><><><>

04.05.1935 - Cel. Avelino Nogueira

<><><><><><><>

27.02.1937 - Cel. Avelino Nogueira


<><><><><><><>

c) PREFEITOS NOMEADOS PELO INTERVENTOR FEDERAL

14.12.1937 - Antonio de Oliveira Flores

<><><><><><><>

26 11.1941 - Antonio Francisco Xavier

<><><><><><><>

d) PREFEITOS ELEITOS (3)

30.11.1947 - João de Souza Rangel
Vice - ....................

<><><><><><><>

03.03.1951 - Marcelino Lessonier
Vice  - ...................

<><><><><><><>

31 01.1955 – Ortencio Gomes da Silva
Vice - Dario Pires Peixoto

<><><><><><><>

31.01.1959 - Italo Bertola
Vice - Marcelino Lessonier

<><><><><><><>

31.01 1963 - José Medeiros da Silva
Vice - Dario Pires Peixoto

<><><><><><><>

04.12.1963 - Dario Pires Peixoto
Vice - ...................

<><><><><><><>

31.01.1967 - Italo Bertola
Vice - Evaristo F.Campos

<><><><><><><>

31.01.1970 - Dr. Otilio Gomes
Vice - Darcilio Mendonça

<><><><><><><>

31.01.1973 - Zeno Martins Gazote
Vice - Enio Cruz Moura

<><><><><><><>

01.02.1977 - Altevir Soares Alencar
Vice - Dr Joares Távora Gomes Correa

<><><><><><><>

01.02.1983 - Valdir Couto de Souza
Vice - Nicola de Andrea

<><><><><><><>

01.01.1989 - Dr Anastacio Martins Coronel
Vice - Antonio Crispin Alves da Cunha

<><><><><><><>

NOTAS (2) Notificamos aos leitores que em virtude da destruição total de todos os livros de atas e quaisquer outros documentos entre o período de 1900 e 1937, não e possível precisar com exatidão o período dos Intendentes e quais foram os respectivos vices e até mesmo os nomes corretos. Procurei precisar de acordo com os poucos fragmentos salvos da destruição do desleixo humano. Os documentos relativos ao Século XIX (1801/1900), foram cedidos pelo Arquivo Publico de Mato Grosso, Cuiabá, no ano de 1985.

(3) Durante os Governos dos Prefeitos Antonio de Oliveira Flores, Antonio Francisco Xavier, João de Souza Rangel e Marcelino Lessonier, não havia vice-prefeito, por este motivo deixa de constar. Durante o período do Governo de Dario Pires Peixoto, também não houve vice-prefeito,tendo em vista, o próprio ser o vice-prefeito de Jose Medeiros da Silva, ocupando o seu cargo com a renuncia, no dia 04 de Dezembro de 1963.

<><><><><><><>



SEÇÃO VI
RELAÇÃO NOMINAL DOS EX-VEREADORES DE NIOAQUE

Apenas recordando, no dia 18 de Julho de 1890, foi criado o Município de Nioaque, sendo implantado o primeiro Conselho de Intendência no dia 14 de Novembro, a primeira eleição procedeu no dia 27 de Outubro de 1892 e tomou posse a primeira Câmara de Vereadores eleitos no dia 1º de Fevereiro de 1893.

<><><><><><><>

1º de Fevereiro de 1893
- Cel. João Ferreira Mascarenhas
- Cap. Domingos Barbosa Martins
- Vicente Anastacio
- José Antonio Gonçalves Teixeira
- Pedro Ponce.

<><><><><><><>

1º de Janeiro de 1897
- Cecilio Ferreira Mascarenhas
- Dr. João Claudio Gomes da Silva
- José Martins Barbosa
- Domingos Martins Barbosa
- Norberto David de Medeiros

<><><><><><><>

De 1º de Janeiro de 1901 até o dia 27 de Fevereiro de 1937, por razões de desleixo nos arquivos publico, foram destruídos todos os livros ou quaisquer outros documentos que possam esclarecer quem foram os respectivos vereadores e o período de legislatura.

Lamentamos deixar esta laguna em branco(...)mas fica o nosso apelo aos filhos de Nioaque, que sabendo o nome de um vereador, nos informe, para que possamos preencher este espaço histórico.

No período do Estado Novo, Governo do Dr. Getulio Vargas, foram fechadas as Câmaras Legislativas, e o Município passou a ser administrado por um Interventor, denominado de Prefeito.
De 14 de Dezembro de 1937 a 30 de Outubro de 1947, não tivemos Câmara Municipal de Vereadores

Vereadores eleitos a partir de 1947      

<><><><><><><>
  
30 de Novembro de 1947         
_ Dr. Zeno Resstel         
- Asterio Nogueira         
- Otavio Vaz de Campos         
- Sebastião David de Medeiros         
- José de Melo         
- Americo Bernardo         
- Bartolomeu de Andrea

Vereadores suplentes

- Antonio de Oliveira Flores         
- Lindolfo Souza Oliveira

<><><><><><><>

03 De Março de 1951

- Antonio de Oliveira Flores          
- Asterio Nogueira         
- Dario Pires Peixoto
- Paulo Pinto Gonçalves
- Crispiniano Alves da Cunha
- Públio Gomes da Silva
- Dr. Zeno Resstel

Vereador suplente

- Asterio Nogueira

<><><><><><><>

31 de Janeiro de 1955

- Jose Ferreira de Andrade Neto
- Gilberto Vieira de Moura
- Loreto Barbosa Lima
- Hermenegildo Santa Cruz
- Antonio de Oliveira Flores
- Marcelino Lessonier

Vereadores Suplentes

- Cornelio de Almeida Pombo
 - Mauro Alves Farias
- Crispiniano Alves da Cunha

<><><><><><><>

31 de Janeiro de 1959

- Octacilia Xavier Pires
- Manoel Vieira de Moura
- Antonio Mendonça Estadilho
- João Resstel
 - Antonio Coronel
- Evaristo Ferreira Campos
- Arlindo Coimbra de Moraes

Vereador Suplente

- Clóvis Medeiro

<><><><><><><>

31 de Janeiro de 1963

- Teodoro Marques Farias
- Antonio Coronel
- Germano Brum Murgart
- Murilo Xavier
- Enio Cruz Moura

Vereador Suplente

- Francisco Gomes Macedo

<><><><><><><>

31 de Janeiro de 1967

- Marcilio Mendonça
- Carlos Hugo Correa
- Fulbio Martins de Souza
- Antonio Villalba
- Enio Cruz Moura

Vereador Suplente

- Ramão Dory da Silva

<><><><><><><>

31 de Janeiro de 1970

- Dr. Jose Erico Pinheiro
- Nery do Couto
- Zeno Martins Gazote
- Nicanor Barcelos
- Enio Cruz Moura

<><><><><><><>

31 de Janeiro de 1973

- Roberto Fretes
- Valdir Ferreira Meireles
- Ailtom Correa
- Nicanor Barcelos
- Walter Gomes Lopes

<><><><><><><>

1º de Fevereiro de 1977

- Terezinha Lopes Martinez
- Pedro Vitorino da Silva
- João Cezar Leite
- Orides Moraes de Souza
- Sebastião Ferreira Gomes

<><><><><><><>

1º de Fevereiro de 1983

- Antonio Aparecido dos Santos
- Antonio Ricardo França

- Luiz Alberto Martins Gazote
- Nides Terezinha Faques Moura
- Vilarino Sala Galvão
- Eduardo Nogueira
- Ramão Romeiro

<><><><><><><>

1º de Janeiro de 1989

- Antonio Aparecido dos Santos
- Aroldo Lima Couto
- Antonio Ricardo França
- José Sotolane Viscarde
- Ildeu Inacio de Carvalho
- Everaldo Mendonça Ferreira
- Milton Elesbom dos Santos
- Nila Meire de Oliveira Alves
- Olegario Amarilha de Moura


<><><><><><><>



SEÇÃO VII
GESTÃO 1993 – 2013...

a)      1993 - 1996
a.      Prefeito – Valdir Couto de Souza
b.      Vice-Prefeito – Noé Nogueira Filho

Vereadores
Aroldo de Lima Couto
Hermenegildo Santa Cruz Neto
 José Sotolani Viscardi
Milton Elesbão dos Santos
Paulo José Corrêa
Vilson Pradebon
Victor Weis Garcia
Silvio Preguiça

Mesa Diretora Biênio 1993/94
Presidente – Paulo José Corrêa
Vice- Aroldo Lima Couto
1º secretário Orides Moraes de Souza
2º secretário Hermenegildo Santa Cruz Neto.

Mesa Diretora Biênio 1995/96
Presidente – José Carlos dos Santos Freitas
Vice – Hermenegildo Santa Cruz Neto
1º Secretário – Aroldo de Lima Couto
2º secretario – Silvio Preguiça

<><><><><><><>

b)     1997 - 2000
a.      Prefeito – Noé Nogueira Filho
b.      Vice-Prefeito – Paulo José Corrêa

Vereadores
Aroldo de Lima Couto
Carmem Aparecida Martin Nogueira
Fernando Luiz Facques Moura
Maristela Farias
Milton Elesbon dos Santos
Oto Pau Ferro
Ronaldo Andréa
Vilson Pradebon

Mesa Diretora Biênio 1997/98
Presidente – José Carlos Dos Santos Freitas
Vice – Oto PauFerro
1º Secretario – Ronaldo de Andrea
2º Secretário – Aroldo de Lima Couto

Mesa Diretora Biênio 199/2000
Presidente – Oto PauFerro
Vice – Carmem Aparecida Martins Nogueira
1º  Secretário – Hermenegildo Santa Cruz Neto
2º Secretário – Ronaldo de Andréa.

<><><><><><><>

c)      2001 - 2004
a.      Prefeito – Noé Nogueira Filho
b.      Vice-Prefeito – Paulo José Corrêa

Vereadores
Antônio Aparecido Rodrigues
Antônio Aparecido dos Santos
Jorge Fernandes Lemes
Olavo José Corrêa
Ronaldo Andréa
Silvio Preguiça
Valdeci Ferreira dos Reis
Vilson Pradebon

Mesa Diretora Biênio 2001/2002
Presidente – Vilson Pradebon
Valdeci Ferreira dos Reis
1º Secretário – Ronaldo de Andrea
2º Secretário – Caetano Batista Medeiros

Mesa Diretora Biênio 2003/04
Presidente – Ronaldo de Andréa
Vice – Olavo José Corrêa
1º Secretário – Caetano Batista Medeiros
2º Secretário – Valdeci Ferreira dos Reis.

<><><><><><><>

d)     2005 - 2008
a.      Prefeito – Ilca  Corral Mendes Domingos
b.      Vice-Prefeito – Gilson Pereira da Silva

Vereadores
Antônio Raimundo da Silva
João Francisco  dos Santos Neto
Emerson Augusto Nahabedian Ramos
Jancer Vaz de Moura
Enésio Pimenta dos Reis
Eudes Pache Corrêa
Fernando Luiz Facques Moura
Claudionor do Carmo Miranda
Ronaldo Andréa

Mesa Diretora Biênio 2005/06
 Presidente – João Francisco dos Santos Nato
Vice – Eudes Paches
1º Secretário – Antônio Raimundo da Silva
2º Secretário – Claudionor do Carmo Miranda

Mesa Diretora Biênio 2007/08
Presidente -  Émerson Augusto Nahabedian Ramos
Antônio Raimundo da Silva
1º  Secretário – Eudes Pache Corrêa
2º Secretário – Ronaldo de Andréa

<><><><><><><>

e)      2009 - 2012
a.      Prefeito – Ilca  Corral Mendes Domingos
b.      Vice-Prefeito – João Francisco dos Santos Neto

Vereadores
Antônio Raimundo da Silva
Ademar Michalski
Eudes Pache Corrêa
Jair Ribeiro
Jancer Vaz de Moura
Orivaldo de Andréa
Ronaldo de Andréa
Silas Nunes Ferreira
Valdeci Ferreira dos Reis

Mesa Diretora Biênio 2009/10
Presidente – Valdeci Ferreira dos Reis
Vice – Jair Ribeiro
1º Secretário – Antônio Raimundo da Silva
2º  Secretário – Silas Nunes  Ferreira

Mesa Diretora Biênio 2011/12
Presidente – Ronaldo de Andréa
Vice – Valdeci Ferreira dos Reis
1º Secretário – Jancer Vaz de Moura
2º Secretário – Ademar Michalski

Legislação 2009-2012
Valdeci Ferreira Dos Reis
Silas Nunes Ferreira
Ronaldo De Andrea
Ronaldo De Andréa
Orivaldo De Andrea
Jancer Vaz De Moura
Jair Ribeiro
Eudes Pache Corrêa
Antonio Raimundo Da Silva
Ademar Michalski

<><><><><><><>

f)       2013 - 2016
a.      Prefeito – Gerson Garcia Serpa
b.      Vice-Prefeito –  Jefferson Campos Zakimi,

Vereadores
Valdeci Ferreira Dos Reis
Presidente
Luis Fina De Oliveira
Vice-Presidente
Antonio Aparecido Dos Santos
1° Secretário
Silas Nunes Ferreira
2° Secretário
Jancer Vaz De Moura
Vereador
Eudes Pache Corrêa
Vereadora
Ronald De Andréa
Vereador
Orivaldo De Andrea
Vereador
Jorge Fernandes Lemes
Vereador

<><><><><><><><> 

Valdeci Ferreira Dos Reis
Presidente
Luis Fina De Oliveira
Vice-Presidente
Eudes Pache Corrêa
1° Secretário
Ronald De Andréa
2° Secretário
Antonio Aparecido Dos Santos
Vereador
Jorge Fernandes Lemes
Vereador
Orivaldo De Andrea
Vereador
Silas Nunes Ferreira
Vereador
Welligton Batista Echeverria

Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário