BEM VINDO

Seja bem-vindo. NIOAQUE NO CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULOS XIX-XXI NA HISTORIA DO MATO GROSSO DO SUL Hoje é

quarta-feira, 4 de maio de 2016

TÓPICO 49 - NIOAQUE NA HISTÓRIA DOS SÍMBOLOS MUNICIPAIS





CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR E VER O HINO DE NIOAQUE


Introdução

Símbolo é algo que representa outra realidade. Representa a nossa Pátria.
Os nossos Símbolos Municipais, simbolizam     o nosso céu, o nosso solo, o nosso povo, o nosso lar, as nos sas riquezas naturais, a fauna, a flora, a hidrografia, a nossa História, os nossos antepassados, a nossa Língua, os costumes, a cultura.

O Município de Nioaque possui três Símbolos: Bandeira Municipal, Hino Municipal, Brasão Municipal.

1-      A Bandeira Municipal

Alguns lugares onde e feito o hasteamento da Bandeira: durante os dias de festas ou luto Nacional, nas repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino, sindicatos, representações cívicas, solenidades oficial esportiva, recreativa, formatura, eventos entre outros.

2- O Hino Municipal

O Hino Municipal exalta o nosso passado, a grandeza territorial, o futuro promissor e diz que estamos sempre dispostos a trabalhar e a lutar pelo engrandecimento do nosso Município.

Alguns lugares que poderá ser cantado o Hino Municipal. Pode ser cantado e tocado na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no inicio ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de radio e televisão, bem como para expressar regozijo público em ocasiões festivas, nas escolas, além das ocasiões regulamentadas por lei.

3- O Brasão Municipal

O Brasão, Escudo ou Armas Municipais, constituem outro símbolo do nosso Município.
O Brasão figuram nos edifícios do Governo Municipal e nos papéis de expediente, nos convites, nas publicações de nível municipal.

♣♣♣♣♣♣♣♣

SEÇÃO I
O HINO A NIOAQUE

A letra e a música do Hino a Nioaque foi composta pelo então Capitão do Exército Brasileiro, Ronaldo G. Fernandes, na ocasião servia no 9º Grupo de Artilharia a Cavalo, atual 9º Grupo de Artilharia de Campanha.

Foi cantado e apresentado ao público pela primeira vez no dia 31 de Março de 1965, pelos alunos do antigo Curso Ginasial de Nioaque.

HINO À NIOAQUE
Estribilho
Nioaque! Nioaque! Nioaque!
Cidade que não pode parar,
Trabalhamos incessantemente,
Para ver o Município prosperar.

I

Terra querida, berço de heróis,
Mais de cem anos de luta atroz,
Mato Grosso do Sul dela se orgulha,
Desde os tempos de nossos avós.

II

Campos de lutas e de conquistas,
Debaixo deste glorioso céu de anil,
Com a pecuária e a lavoura comandando
A batalha do progresso do Brasil...

III

Pensando sempre na grande Nação,
Vendo o progresso aqui chegar,
Hoje Nioaque e o nosso próprio coração,
E para frente: "Custe o que custar”!

LINK PARA OUVIR O HINO


♣♣♣♣♣♣♣♣


SEÇÃO II
A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE NIOAQUE




Projeto de lei n° 05/78 que cria a Bandeira do Município.
A Bandeira do Município de Nioaque foi criada pelo ex-prefeito municipal de Nioaque, Altevir Soares de Alencar, no dia 28 de Janeiro de 1978, através da Lei Municipal nº 761.

Vamos conhecer o significado da nossa Bandeira Municipal.

l- Faixa Verde

A Faixa Verde simboliza as potencialidades agrícolas, nossa flora, que abriga rica fauna, incluindo ai a rede hidrográfica, sem a qual as matas não vicejariam.

2- Faixa Branca

A Faixa branca representa a Paz conseguida após a Guerra do Paraguai.

3- Faixa Vermelha

A faixa vermelha é o símbolo do sangue dos heróis, vertido durante a Guerra do Paraguai, já que Nioaque foi teatro de operações bélicas, foi palco dos sofrimentos, pela Coluna do Coronel Carlos de Moraes Camisão durante a Retirada da Laguna, esse sangue e o (nosso) mesmo que hoje circula nas veias e nas artérias do ativo e heróico povo nioaquense, impulsionando a comunidade rural e a urbana para os caminhos do progresso e da justiça.

4- A Cruz de Cristo

A Cruz de Cristo consubstancia, em si, a Fe e a moral cristã, tradição da religiosidade do nosso povo.

5- A Frase Latina “PRIMUS INTER PARES"

A Frase latina "Primus Inter Pares”, tem a tradução literal diversificada: "Primeiro entre os demais", "Primeiro entre os seus pares", "Primeiro entre os da nossa categoria"; porque Nioaque foi a primeira a sofrer os combates da Guerra. A primeira a lutar sozinha em busca da paz perdida. A primeira a ficar no isolamento geográfico após a Guerra. A primeira a partir na marcha conjunta de todos os outros Município Matogrossenses.


♣♣♣♣♣♣♣♣


SEÇÃO III
O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE NIOAQUE

A escolha do Brasão do Município de Nioaque foi colhido através de um Concurso Público realizado no dia 15 de Maio de 1990, no Paço da Câmara Municipal de Nioaque, conforme determinou a lei municipal nº 908 de 1° de Novembro de 1989, que autorizava o executivo municipal a realizar tal concurso.

A Comissão julgadora estava composta por nove pessoas de todos os segmentos da sociedade nioaquense. O autor do Brasão classificado foi João Orcideney Xavier.

Conhecendo o significado das partes do Brasão:

OBSERVAÇÃO: FAZENDO CORREÇÃO NO BRASÃO
DE ACORDO COM O PROJETO ORIGINAL FORAM
COLORIDAS INCORRETAMENTE AS QUATRO FAIXA
SOBREPOSTAS AO LADO DO COCAR!


OBSERVAÇÃO: Queremos aqui fazer uma correção no Brasão Municipal.  Como Na época do Concurso, foi da minha competência coordenar o concurso,  guardeis, abaixo, partes dos anexos dos originais, e notei que o modelo produzido, apresenta nas faixas retangular próximo ao cocar,  troca das cores. Observe que o da esquerda apresenta apenas duas cores verde e vermelho.  Na copia e projeto original são quatro cores: branca, vermelha, verde, azul. Observe o Brasão corrigido à Direita. 


Espero que as Autoridades Municipais, façam juz aos originais e se proceda com as correções.


BRASÃO EM USO OFICIAL






BRASÃO CORRIGIDO NAS CORES CORRETAS

1º Cocar

O cocar representa as tribos indígenas desta região, que aqui já habitavam, mesmo antes dos brancos colonizarem; entre outras: Guaicurus, Guaranis, Guanás, Terenos. A palavra Nioaque é de origem indígena, veio de Anhoac ou Aniuac, que significa "Clavícula Quebrada".

2º Cacho de arroz e a folha de mandioca

Representando uma parte da agricultura Nioaquense: arroz, mandioca, algodão, milho, feijão e a sua horti-fruticultura.

3º Cabeça de boi

Representa a pecuária da nossa região, base da nossa economia. Também foi graças ao estabelecimento das fazendas de criação de gado “Vaccum”, que possibilitou o povoamento do nosso Município, dando origem a própria cidade de Nioaque.

4º Monumento aos Heróis da Retirada da Laguna, Guerra do Paraguai

Localizado na Praça XV de Novembro, representa uma homenagem aos Heróis que morreram nos combates da Guerra do Paraguai e na Retirada da Laguna. Nioaque é uma cidade Histórica, parte da História Nacional, pois, foi palco de combates.

5º A Cruz

Simboliza a Fé, a moral e as religiosidades cristãs do nosso povo. Representa o sentimento ao culto religioso prestado a Santa Rita de Cássia, presença viva em Nioaque desde a sua fundação, trazida pelas primeiras famílias Barbosas, Lopes, entre outras.

6º A Espada e a espingarda

Representa a presença militar, os quartéis que sempre fizeram parte da nossa História; o povo militar que sempre prestaram a sua contribuição para nossa sociedade, a nossa economia, cultura, a religião, a educação, e a e da segurança; sendo a última unidade militar, o atual 9º  Grupo de Artilharia de Campanha,instalado desde 1957.

7º Faixa e a Frase “PRIMUS INTER PARES"

Expressão latina, contida na Bandeira Municipal, possui a tradução literal diversificada: Primeiro entre os demais Primeiro entre os seus pares; Primeiro entre os da nossa categoria, pois Nioaque, foi a primeira a lutar sozinha em busca da paz, a primeira a sofrer as consequências da Guerra da Tríplice Aliança e o Paraguai, a primeira a ficar no isolamento geográfico com a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, no início do século XX.

8º Faixa Vermelha

Em cima do Brasão ao lado do cocar (lado esquerdo) significa o sangue derramado pelos soldados brasileiros durante a Guerra da Tríplice Aliança e o Paraguai e o civismo do povo nioaquense.

9º Faixa Verde

(lado direito), em homenagem a nossa fauna flora, ainda exuberante em nossa região.

10º Faixa Branca

(lado esquerdo do cocar), representa a paz tão sonhada e conquistada em 1º de Março de 1870, com o término da Guerra do Paraguai e o progresso moral e social do nosso povo.

11° Faixa Azul

Representa o nosso céu azul; o nosso espaço aéreo, e a nossa rede hidrográfica.

O Brasão por um todo, representa a política, a arte, a econômica, enfim, e um resumo de todos os aspectos do nosso Município.


♣♣♣♣♣♣♣♣

SEÇÃO IV
HISTÓRIA DO BRASÃO

Oficio circular 02/90 -  Nioaque 02 de abril de 1990
Da comissão organizadora e de divulgação do concurso público para escolha do  brasão municipal – Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nioaque

Para:
Ass.: Encaminhamento
Anexo estamos encaminhando a vossa senhoria o regulamento para participar,do concurso público para a escola do brasão que será parte constituinte dos símbolos municipais de Nioaque.

Solicitamos a gentileza de dar ciência e divulgá-la, uma vez que PE uma oportunidade do autor contemplado ficar com o nome imortalizado na História do município, alem de expressar os talentos e conhecimentos artísticos.
Sendo só para o momento, subscrevemo-nos.

Cordialmente
Prof. José Vicente Dalmolin
Diretor Cultural.


REGULAMENTO AO CONCURSO PÚBLICO PARA A  ESCOLHA DO BRASÃO  QUE SERÁ PARTE INTEGRANTE DOS SÍMBOLOS CÍVICOS  DO MUNICÍPIO DE NIOAQUE -  MS.

Artigo 1º DAS FINALIDADES

I.                   A PREFEITURA MUNICIPAL DE NIOAQUE, através do departamento de cultura dá execução a Lei 908/89 que institui o concurso público para a escolha do Brasão do município de Nioaque.
II.                O concurso visa a valorização das pessoas da comunidade possuidoras de talentos e conhecimentos culturais.

III.             PODERÃO PARTICIPAR DESTE CONCURSO TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS.

Artigo 2º     DO TEMA
I.                   O brasão deverá conter temas que abrangem o passado, o presente e o futuro, haja alusões históricas, políticas, sociais, econômica, religiosas, humana e militar referente ao município de Nioaque.

Artigo 3º DA PREMIAÇÃO
I.                    Será oferecido um premio no valor de 100 (cem) BTNF ao primeiro lugar.
II.                Aos demais participantes será oferecido  um Diploma ou medalha de honra ao mérito.

Artigo 4º DA COMISSÃO JULGADORA
I.                   Será constituída por nove pessoas oriunda de todos os segmentos da sociedade, cuja idoneidade comprovada e não participação no concurso.

Artigo 5° DOS CRITÉRIOS DO CONCURSO
I.                   O brasão deverá ser acompanhado do desenho e da descrição de todos os significados e detalhes.
II.                Na identificação da folha do desenho do Brasão  na descrição do significado não poderá conter o nome do autor, apenas um pseudônimo ou apelido.
III.             O trabalho deverá ser entregue dentro de um envelope lacrado
IV.             No envelope deverá conter nome completo e pseudônimo, endereço, idade, profissão e caso de estudante, nome da escola e da série.
V.                O desenho deverá ser em uma folha de papel sulfite com dimensões a critério do concorrente.
VI.             As descrições do significado poderá ser manuscrita ou datilografada.

Artigo 6º LOCAL DE ENTREGA
I.                   Os trabalhos deverão ser entregues ao diretor ou responsável na secretaria municipal de educação, próximo a Escola Municipal Guilherme Correia da Silva.

Artigo 7º DO PRAZO

I.                   O último prazo para a entrega dos trabalhos  será,até o dia 4 de maio e o resultado será apresentado em solenidade cívica do dia 22 de maio de 1990, juntamente com  premiação.

Artigo 8º DISPOSIÇÕES FINAIS
I.                   Os participantes receberão um recibo de comprovação de entrega.
II.                Os Trabalhos desclassificados não serão devolvidos.
III.             Para novas informações procurar o professor José Vicente Dalmolin na Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Nioaque – MS. 19 de março de 1990.

ATA 01/1990
ATA ESPECIAL DA APURAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO PARA A ESCOLHA DO BRASÃO DO MUNICÍPIO DE NIOAQUE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

Aos quinze dias do mês de maio de mil novecentos e noventa as catorze horas e vinte minutos, no paço da câmara municipal de Nioaque, nesta cidade de Nioaque, Estado de Mato Grosso do Sul, reuniu-se de previa convocação a comissão julgadora composta de nove pessoas de todos os segmentos da sociedade nioaquense, conforme determina o regulamento do concurso público. Todos os presentes sentados nos devidos lugares, de maneira que todos estivessem  um de frente para o outro. Estavam sentados e presentes os seguintes jurados, professor José Vicente Dalmolin, coordenador do concurso e da comissão julgadora, assessor educacional e Diretor Cultural do Município; professa Sara Fernandes Henn, formada no curso de belas artes; professor Josué Alves Conceição, licenciado em língua portuguesa e literatura brasileira; José Sotolani Viscardi, digníssimo representante do poder legislativo; padre Bruno Brugnolaro, representante eclesiástico, Capitão Palmeiras, mui representante do 9º GAC, subtenente Morgado, professor e representante do 9º GAC e as professoras Ana Maria Dehn dos Santos e Deusa Macedo Ferreira de Deus, representantes da Rede Municipal de Ensino.  Serviram de secretaria para o andamento dos trabalhos a professora Carmem Sostoa dos Santos, secretaria Municipal de educação e Virgilina Silveira  Santana, diretora da escola de 1º grau Guilherme Correia da Silva. O professor José vicente tomou a palavra e agradecendo os presentes pelo atendimento do convite., expôs as finalidades da presente sessão, explicou que a lei municipal 908 de l° de novembro de   1989 autorizava o poder executivo a realizar o concurso público para a escolha do brasão que passaria a ser parte integrantes dos símbolos, municipais.  Em seguida leu o regulamento do concurso público, cuja finalidade visada a valorização das pessoas da comunidade que possuem talentos artísticos  e conhecimentos culturais da região.  Depois de conhecida as normas o professor José Vicente Dalmolim, coordenador do concursos, declarou que procederia a abertura dos envelopes  pela secretária, que para manter a imparcialidade sobre o julgamento, a mesa julgadora tomaria conhecimento apenas dos desenhos e descrições, os quais não possuíam os nomes dos autores, apenas o pseudônimo e um número ordinal, adotado pelas secretarias como código de identificação, portanto a  mesa julgadora mão possuía conhecimento sobre os autores, os trabalhos seriam identificados somente pela numeração. Dando início a todos os trabalhos, foram analisados um por um e individualmente sendo depositado sobre a mesa.  Eram ao todo 22 trabalhos concorrentes, em seguida procedeu onde cada jurado escolheu cinco dos melhores trabalhos, na apuração toda foram escolhidos novos trabalhos entre            os mais votados pela comissão.          Procedeu de um novo estudo individual dos noves trabalhos selecionado de onde cada jurado deveria escolher três da sua preferência. Terminada a apuração fora, escolhida três mais votados cuja escolha foi unânime, de toda a mesa.  Um grande estudo foi efetuado entre os três melhores.
A professora Sara dava sua opinião sobre os aspectos artísticos e os demais dava suas opiniões a respeito do contexto geral de cada desenho e descrição, originalidade, cultura, história, política, economia e outros elementos           descritivo e interpretativo. Depois de análise e discussões gerais procedeu a votação secreta, onde cada jurado deveria votar em um trabalho, no respectivo número, o código adotado pela mesa que secretariava os trabalhos.  Fazia-se presente nesta seção,o exmº Sr, Prefeito Municipal -  Dr. Anastacio Martins  Coronel.  Procedida a votação iniciou a apuração dos votos, obtendo os seguintes resultados: o desenho cujo código era 20,não recebeu nenhum voto, o de numero 21º recebeu seis votos e em o de numero 22 recebeu três  voto.  Conclui que o desejo de n° 21 era o da maioria     cujo representaria de ora e diante o Brasão de Município de Nioaque.   Depois de comentários geral que  se  revelassem o respectivos autores   foi dito que pertencia a João Orcidenei Xavier, em primeiro lugar, e, segundo lugar  Luiz Osório Lopes  de Souza e terceiro Nadia Cristine de Lima.  Em seguida o professor José Vicente solicitou aos senhores jurados para que não revelassem até o dia 22 de maio o sigilo do nome do respectivo autor, para que possa  ser revelado em solenidade, após o desfile cívico e militar e nada mais havendo a tratar, o professor José Vicente agradeceu a participação de todos, encerrando os trabalhos as 16 horas e 30 minutos, que vai assinado    Jose Vicente que a escrevi e pelos demais membros da comissão julgadora e da mesa que secretariou o controle da abertura dos envelopes;

Significado das partes do Brasão do município de Nioaque
Concorrente – Uirapuru
Autor – João Orcidenei Xavier.

♣♣♣♣♣♣♣♣




ESCULTURA EM MADEIRA  DO BRASÃO MUNICIPAL
AUTOR JOÃO ORCIDENEY XAVIER
EXPOSTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE NIOAQUE






Um comentário:

  1. Sou da familia Faria de Deus e me Tataravo participou da Guerra do Paraguai nasceu no MS e foi BARAO DE Noiac. Sr.Alfredo da Rocha Faria

    ResponderExcluir